Período chuvoso avança no Piauí com maior concentração na região sul

07/01/2026 16h24


Fonte Governo do Piauí

O Piauí já está oficialmente no período chuvoso, com registros de precipitações que seguem um padrão natural de distribuição entre as regiões do estado. As chuvas têm início no sul, avançam pelo centro-sul e centro-norte, até alcançarem a região norte, conforme informações da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O mês de dezembro foi marcado por volumes significativos de chuva, especialmente no sul do estado, onde se concentraram os maiores acumulados. Também houve registros no centro-norte e no norte, porém de forma mais pontual. De acordo com a meteorologista da Semarh, Sônia Feitosa, esse cenário é resultado da atuação de sistemas atmosféricos que favorecem a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas.

“Estamos sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS, que funciona como um corredor de umidade vindo da região Norte do país em direção ao Oceano Atlântico, além da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o VECAN. Esses sistemas têm favorecido principalmente as chuvas no sul do Piauí”, destaca Sônia Feitosa.

A atuação do VECAN tem impacto mais direto no sudoeste do estado. Atualmente, 116 municípios estão sob alerta meteorológico, classificados em situação de perigo. Nesses locais, há previsão de chuvas intensas, com volumes que podem variar entre 20 e 30 milímetros em curto intervalo de tempo ou chegar a até 50 milímetros ao longo de um único dia, o que representa risco elevado para regiões que já estão com o solo encharcado.

A previsão indica a continuidade das chuvas nos próximos dias, com possibilidade de episódios mais fortes. A partir desta quinta-feira (8), a tendência é de redução gradual e significativa dos volumes de chuva. No entanto, a Semarh alerta que esse cenário pode sofrer alterações, devido ao comportamento dinâmico da atmosfera.

“A posição do VECAN pode mudar, tanto em direção ao continente quanto ao oceano, e isso altera diretamente as condições de tempo. Por isso, é fundamental que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão”, reforça a meteorologista.

A população pode fazer o acompanhamento das informações meteorológicas por meio do site oficial da Semarh e dos canais institucionais de comunicação, garantindo acesso a dados atualizados sobre o tempo, o clima e eventuais alertas para os próximos dias.

Tópicos: chuvas, estado, semarh