Pequenas cidades lideram alta em incidência de novos casos de Covid no Piauí

13/02/2022 17h26


Fonte cidade verde

 Imagem: Reprodução
Pequenos municípios têm liderado a alta em estatisticas de novos casos de Covid-19 no estado. Segundo um levantamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) as cidades com a maior(Imagem:Reprodução)
Pequenos municípios têm liderado a alta em estatisticas de novos casos de Covid-19 no estado. Segundo um levantamento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) as cidades com a maior taxa de incidência da infecção pelo vírus nos últimos 15 dias possuem até 5 mil habitantes.

O município que aparece em primeiro lugar no raking é Tanque do Piauí, da região do Vale do Canindé, e que tem uma população de 2.7 mil habitantes. De acordo com a pesquisa, foram registrados 157 novos casos de coronavírus nas últimas duas semanas, o equivalente a uma incidência de 5.5%, a maior do estado.

Em segundo lugar está a cidade de Alvorada do Gurguéia, com população estimada em 5.4 mil e que confirmou 148 novos casos no mesmo período. Em seguida, o município de Pavussu, com população estimada em 3.6 mil pessoas e que teve 94 novos casos. Os municípios apresentaram taxas de incidência de 2.7% e 2.5%, respectivamente.

Grandes cidades

Em nível de comparação, a capital Teresina, por exemplo, que abriga quase 1 milhão de moradores está com uma taxa de incidência de 0.4%. Já Parnaíba teve uma taxa de 0.6% e Picos 1.6%.

Dentre as grandes cidades do Piauí, Piripiri foi a única que apresentou uma taxa de incidência superior a 1.0%, sendo que nós últimos 15 dias foram registrados pelo menos 1.3 mil novos casos de Covi-19.

Pesquisador faz alerta

Para o professor e pesquisador, Emídio Matos, doutor em Ciências Biomédicas e membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, o cenário mostra uma interiorização da pandemia de coronavírus no estado.

Segundo o professor, a situação é alarmante dada à fragilidade no sistema de atendimento em saúde em pequenos municípios do interior. Ele destacou a necessidade de reforçar a vigilância sanitária nas cidades.

“Qual é o cenário esperado para as próximas semanas? Você terá uma estabilização com posterior redução de casos em Teresina, mas um aumento de casos no interior do estado podendo ter um aumento da letalidade. É um momento que requer cuidado, muita preocupação e vigilância em saúde”, frisou.

Desigualdade na vacinação

Emídio Matos também alertou para os diferentes índices de vacinação em cidades de Piauí. Segundo informações repassadas pelo pesquisador, cidades como Brejo de Piauí e São Raimundo Nonato conseguiram vacinar mais de 40% da população com a terceira dose.

Por outro lado, existem cidades com menos de 10% da população vacinada com a dose de reforço, a exemplo de Floriano, Itainópolis e Jerumenha, que fazem parte de uma macrorregião com grandes vazios assistenciais.

“Temos uma desigualdade em relação à vacinação, nem todas as cidades estão vacinando na mesma velocidade ou mesmo ritmo e isso é muito perigoso neste momento em que vivemos com a alta transmissibilidade e vírus”, informou.


Tópicos: casos, estado, taxa