Patrulha Maria da Penha completa um ano com quase 500 atendimentos a vítimas no PI

29/01/2021 16h09


Fonte G1 PI

Imagem: Naftaly Nascimento/G1Patrulha Maria da Penha, da PM, completa um ano de atividades no Piauí.(Imagem:Naftaly Nascimento/G1)Patrulha Maria da Penha, da PM, completa um ano de atividades no Piauí.

A patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, completou um ano em atividade no Piauí nesta sexta-feira (29). Em janeiro de 2020, o projeto foi anunciado com o intuito de garantir que os suspeitos de agressão não se aproximem das vítimas, fiscalizando as medidas protetivas.

Na manhã desta sexta-feira (29), foi realizada uma cerimônia no Quartel do comando geral da PM, em Teresina, onde autoridades de segurança voltadas à proteção da mulher se reuniram para fazer um balanço do trabalho realizado.

De acordo com a capitã Leoneide, comandante da patrulha Maria da Penha, no primeiro ano foram realizadas quase 500 visitas de fiscalização de medidas protetivas, 15 prisões por descumprimento e 39 afastamentos compulsórios do lar, quando o juiz determina o afastamento, mas a pessoa se recusa a cumprir.

“Queremos que toda mulher que viva em situação de violência doméstica não se cale, não tenha medo. Existe toda uma rede que vai amparar, apoiar depois que ela fizer a denúncia. Muitas não denunciam por medo de ficarem sós, porque ele é o provedor da casa e, às vezes ela não trabalha porque ele não deixa e tem o sustento dos filhos. Teresina hoje conta com a rede socio-assistencial que vai ajudar a mulher a sair dessa situação de violência”, disse.

Segundo a comandante, as denúncias podem ser feitas pelo número funcional (86) 9 9414-8857 e pelo 190. Contudo, ela explica que a patrulha não atende ocorrências em flagrante, salvo em caso de descumprimento de medidas protetivas.

A delegada Bruna Fontenele, diretora do departamento estadual de proteção à mulher, disse ainda que é possível fazer denúncias de crimes contra a mulher via digital, através do site da Polícia Civil do Piauí.

Como buscar ajuda
Imagem: DivulgaçãoCampanha Campanha "Ei, mermã!", do Governo do Piauí busca combater a violência doméstica durante o isolamento social.

Há diversos meios de fazer denúncias sobre violência doméstica sem precisar sair de casa. Além do aplicativo Salve Maria, disponível gratuitamente na loja de aplicativos Play Store e App Store, as denúncias podem ser feitas ainda através do telefone 190, de emergências da Polícia Militar, ou do número 180, da Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal.

No Piauí, o Centro de Referência Francisca Trindade recebe denúncias através do WhatsApp, pelo número (86) 99433 0809. Através do Centro de Referência, tanto vítimas como vizinhos ou familiares das vítimas de violência doméstica podem dúvidas de ordem jurídica e psicossocial. A coordenadoria disponibiliza ainda o e-mail ouvidoria.mulher@cepm.pi.gov.br.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui