Patrulha Cidadã: Governo do Piauí entrega viaturas da PM e lança nova modalidade de policiamento

06/12/2023 15h47


Fonte G1 PI

Imagem: Izabella Lima/g1Governo entrega mais de 130 viaturas e lança nova modalidade de patrulhamento.(Imagem:Izabella Lima/g1)Governo entrega mais de 130 viaturas e lança nova modalidade de patrulhamento.

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (6), uma nova modalidade de policiamento da Polícia Militar do Piauí, a Patrulha Cidadã, que fará o policiamento comunitário preventivo e repressivo em Teresina. Na solenidade, foram entregues ainda 132 novas viaturas para a PMPI, sendo 32 delas para a patrulha, além de duas ambulâncias de resgate para o Corpo de Bombeiros.

O objetivo da patrulha é fortalecer o policiamento ostensivo e a proximidade dos policiais com as comunidades. As viaturas devem reforçar as demais modalidades de policiamento para inibir os criminosos através de uma presença mais frequente do aparato policial em pontos determinados das cidades.

O modelo de policiamento vai começar em Teresina e Parnaíba, abrangendo as duas áreas metropolitanas, com carros e motos. Durante a solenidade de entrega das viaturas, o governador Rafael Fonteles ressaltou ainda a importância do novo modelo de patrulhamento.

"Acreditamos muito no modelo da Patrulha Cidadã, que envolve a participação da sociedade civil próxima à polícia para um trabalho preventivo mais eficiente, salvando vidas e garantindo menos crimes. Queremos um policiamento mais efetivo, humanizado e, principalmente, menos roubos, furtos e homicídios", disse o governador.

Novas viaturas
Imagem: Izabella Lima/g1Governo entrega mais de 130 viaturas e lança nova modalidade de patrulhamento.(Imagem:Izabella Lima/g1)Governo entrega mais de 130 viaturas e lança nova modalidade de patrulhamento.

As 132 viaturas entregues foram adquiridas com recursos oriundos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 17 milhões. 32 delas serão utilizados na Patrulha Cidadã, e as demais devem reforçar os batalhões dos municípios do interior do estado.

Os veículos são equipados com barras sinalizadoras de teto (sinalizador acústico-visual), rádio transceptor digital, capacidade para cinco pessoas, direção assistida, ar-condicionado e compartimento de transporte de presos.

Para o Corpo de Bombeiros, foram entregues duas ambulâncias de suporte avançado são equipadas com sinalizador óptico e acústico, equipamento de rádio comunicação, dois suportes de soro, cadeiras de rodas dobráveis e instalação de rede portátil de oxigênio.

Em outubro, o Governo do Piauí entregou 200 novas viaturas para a Polícia Militar. Até dezembro, 400 novos veículos devem compor a frota dos municípios piauienses, totalizando 600 entregues em 2023.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui