Pardal: irregularidades na propaganda eleitoral lideram denúncias no Piauí

01/10/2018 07h50


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: Catarina MalheirosClique para ampliarPardal: irregularidades na propaganda eleitoral lideram denúncias no Piauí.(Imagem:Catarina Malheiros)

O aplicativo Pardal já registrou 231 denúncias de supostas irregularidades na Eleição 2018 no Piauí. Deste total, 131 denúncias dizem respeito a possíveis crimes cometidos na propaganda eleitoral.

Segundo levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), foram registradas ainda 59 denúncias de crimes eleitorais. O aplicativo já está em funcionamento há um mês e pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets nas lojas virtuais desde agosto.

No cenário nacional, o aplicativo Pardal registrou 10.275 denúncias de supostas irregularidades cometidas durante a campanha eleitoral de 2018. As infrações mais recorrentes envolvem propaganda eleitoral com o número de 6.839 notificações, seguidas de crimes eleitorais com 1.376 denúncias, outros crimes com 921 notificações, compras de votos com 238 denúncias e doações e gastos eleitorais com 89 notificações.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o objetivo da ferramenta é incentivar os cidadãos a atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral. Até o momento, o aplicativo foi instalado em 31.652 dispositivos móveis, entre celulares e tablets, sendo 25.457 por usuários do sistema operacional Android e 6.195 por usuários do sistema IOS.

Nas denúncias feitas pelo aplicativo, devem constar o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. Supostas irregularidades na propaganda eleitoral veiculada nas emissoras de TV ou rádio e na internet, bem como notícias de infrações relacionadas a candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, não serão processadas pelo Pardal. Nesses casos, o eleitor deverá encaminhar as eventuais denúncias pelos meios tradicionais, como o MPE.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews