Parceria entre Sesapi e Sejus busca fortalecer a saúde prisional no Piauí

19/12/2023 20h30


Fonte Governo do Piauí

Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Gestão da Atenção Básica, e técnicos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) promoveram uma reunião estratégica com os coordenadores da Saúde Prisional de municípios piauienses. Participaram do encontro representantes das cidades de Altos, Campo Maior, Esperantina, São Raimundo Nonato, Picos e Oeiras.

O objetivo central foi discutir e implementar ações que promovam melhorias na saúde da população privada de liberdade, focando especialmente na Atenção Primária no Estado do Piauí.

De acordo com a coordenadora de Gestão da Atenção Básica, Rosane Santana, a parceria estabelecida entre a Sesapi e os municípios que possuem Equipes de Saúde Prisional reflete o compromisso mútuo de fortalecer as ações de saúde, com ênfase na prevenção de agravos, promoção da saúde e melhoria da qualidade da assistência.
Imagem: DivulgaçãoAs secretarias debateram sobre a implementação de ações que promovam melhorias na saúde da população privada de liberdade.(Imagem:Divulgação)As secretarias debateram sobre a implementação de ações que promovam melhorias na saúde da população privada de liberdade.

"A colaboração entre a Sesapi e os municípios, que têm equipes dedicadas à saúde prisional, demonstra o comprometimento com o fortalecimento das ações preventivas de saúde e garantia de assistência de qualidade às pessoas privadas de liberdade", afirmou a coordenadora.

A atuação conjunta entre as secretarias visa, ainda, otimizar os recursos disponíveis, compartilhar conhecimentos e promover uma abordagem mais eficiente para a saúde dentro do sistema prisional. As ações planejadas têm o intuito de ir além do tratamento de doenças, abraçando a perspectiva de uma atenção integral, que inclua medidas preventivas e de promoção à saúde.

Durante a reunião, foram discutidos temas como a capacitação das equipes de saúde prisional, a implementação de protocolos específicos para esse contexto e o aprimoramento das estratégias de atendimento. A expectativa é que, com a colaboração contínua, seja possível alcançar resultados significativos na promoção da saúde no ambiente carcerário, contribuindo para a construção de um sistema mais humanizado e eficaz no estado do Piauí. 

Tópicos: estado, equipes, sesapi