Pais de alunos protestam após fechamento de creche em povoado

15/03/2016 07h43


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoHá dois anos os alunos foram transferidos para uma escola da região.(Imagem:Reprodução)Há dois anos os alunos foram transferidos para uma escola da região.

Pais e crianças do povoado Salobro, na Zona Sul de Teresina, protestaram nesta segunda-feira (14) contra o fechamento da creche do local. Há dois anos os alunos foram transferidos para uma escola que fica a três quilômetros do local, mas os pais reclamam que é inviável continuar mandando as crianças para essa escola.

A doméstica Vela Lúcia de Sousa disse que ganha pouco e não tem condições de pagar passagem todos os dias para o filho se deslocar até a escola mais próxima. “Todos sabem que o valor da passagem custa um absurdo e quem é pobre tem mal condições de sobreviver, sendo que a gente tem uma escola no nosso povoado em boas condições”, relatou.

Os moradores chegaram a fazer um abaixo assinado e pediram ajuda ao Ministério Público. Ao todo são mais de 60 crianças que poderiam estudar na creche. “Todas as crianças tem o direito de estudar e isso é uma violação ao estatuto da Criança e do Adolescente (Eca)”, afirmou o morador Antônio Francisco da Silva.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a creche foi fechada porque não tinha demanda de crianças na região. No ano passado, somente 18 foram matriculadas, por isso, os alunos foram remanejados para uma outra escola a menos de um quilometro da antiga creche. A Semec ainda informou que disponibiliza ônibus para o transporte.

Tópicos: crianças, escola, creche