Paciente com Covid-19 que esperou mais de 24 horas por hemodiálise morre em Teresina

17/06/2020 14h16


Fonte G1 PI

Maria da Conceição Alencar da Silva, de 67 anos, faleceu na noite de terça-feira (16) no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. A paciente com Covid-19 esperou por mais de 24 horas a realização de uma hemodiálise.

Segundo a família, o médico não informou se foi feito o procedimento antes do falecimento da idosa. Procurado pelo G1, o Hospital Natan Portela ainda não se posicionou sobre a morte de Maria da Conceição Alencar.

O genro da idosa, Joel Monteiro, informou ao G1 que Maria da Conceição estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Natan Portela. Ela foi diagnosticada com a doença causada pelo coronavírus na última quarta (10), em Beneditinos. Na quinta (11), foi transferida para a capital piauiense.

Inconformado com a demora da hemodiálise, o genro gravou áudios de ligações com a equipe do hospital, questionando sobre o tratamento e possibilidade de transferência da sogra para que ela pudesse receber o tratamento adequado.

Na ligação, o médico disse a Joel Monteiro que Maria da Conceição não estava urinando e que estava recebendo medicação como forma de tratamento alternativo, enquanto aguardava pela hemodiálise. O profissional afirmou ao familiar que o quadro dela era delicado.

A vítima faleceu por volta de 22h da terça-feira (16). Joel Monteiro relatou que o médico não informou se a hemodiálise foi feita ou não. A assessoria de comunicação do Hospital Natan Portela ainda não comunicou ao G1 se o procedimento foi feito ou não.

Ainda na tarde de terça-feira (16), a administração do Natan Portela, por meio de nota, afirmou que “o tratamento de foi pausado em virtude de um problema apresentado no equipamento de hemodiálise”, porém, “o equipamento com defeito já foi consertado e todos cuidados necessários aos pacientes já foram retomados”.