Paciente com Covid-19 internada em estado grave espera há mais de 24 horas por hemodiálise no PI

17/06/2020 09h29


Fonte G1 PI

Imagem: Glayson Costa G1 PIHospital de Doenças Tropicais Natan Portella no Centro de Teresina.(Imagem:Glayson Costa G1 PI)Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella no Centro de Teresina.

Maria da Conceição Alencar da Silva, de 67 anos, está há mais de 24 horas esperando por uma hemodiálise no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, de acordo com o genro dela, Joel Monteiro.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que equipamento que faz o tratamento está com defeito, mas já foi consertado e os procedimentos retomados. Leia a nota na íntegra ao fim da matéria

Joel Monteiro relatou que a sogra está com Covid-19, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Natan Portella. “O médico me disse que o estado dela é gravíssimo e que ela precisa da hemodiálise”, disse.

Inconformado com a demora, o genro gravou áudios de ligações com a equipe do hospital questionando sobre o tratamento e possibilidade de transferência da sogra para que possa receber o tratamento adequado.

Na ligação, o médico disse a Joel Monteiro que Maria da Conceição não estava urinando e que estava recebendo medicação como forma de tratamento alternativo enquanto aguardava pela hemodiálise. O profissional afirmou ao familiar que o quadro dela era delicado.

O G1 voltou a falar com Joel após obter o posicionamento da Sesapi e ele relatou que a sogra ainda não havia passado pela hemodiálise. “Eu falei com a equipe novamente e me disseram que ainda não tinha sido feito”, contou.
 
Nota de esclarecimento

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella informa que sobre a paciente Maria da Conceição Alencar da Silva, o tratamento foi pausado em virtude de um problema apresentado no equipamento de hemodiálise.

Em situações assim, o IDTNP conta com o apoio técnico de uma empresa privada para reposição de equipamento em caráter de urgência, afim de seguir com os atendimentos.

O equipamento com defeito já foi consertado e todos cuidados necessários aos pacientes já foram retomados.