Outubro Rosa: Piauà realiza 57 mil mamografias e recebe 224 medicamentos para câncer de mama
27/10/2025 08h20Fonte Governo do PiauÃ
Com mais de 57 mil mamografias realizadas em 2025, o Piauí ampliou significativamente o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, especialmente entre mulheres a partir dos 40 anos. Como parte das ações de reforço ao tratamento, o estado recebeu, na quinta-feira (23), uma remessa com 224 unidades do medicamento Trastuzumabe Entansina, recém-incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para casos avançados da doença.A rede estadual conta com 43 mamógrafos fixos e o serviço itinerante dos Caminhões da Mamografia, que percorrem os municípios levando o exame a quem mais precisa. O foco principal tem sido nas mulheres entre 40 e 49 anos, faixa etária que passou a ser atendida sob demanda, conforme nova orientação do Ministério da Saúde.
Teste de mamografia realizado na Campanha Outubro Rosa (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
“Outubro Rosa é um mês para toda sociedade se concentrar na proteção às nossas mulheres, sobretudo na prevenção do câncer de mama. Por isso estamos descentralizando, não apenas com mutirões, mas com salas permanentes de mamografia. É o caso da Central de Diagnóstico de Valença, que agora atende toda a região sem fila de espera. Viva as mulheres, viva o Outubro Rosa!”, declarou o governador durante visita ao hospital da cidade.
A técnica em radiologia Ana Vitória atua na Central de Diagnóstico de Valença e confirma o impacto direto na vida da população. “Antes o exame só era disponibilizado em clínica particular. Agora, mulheres de toda a região vêm aqui, fazem o agendamento e realizam o exame. Atendemos mulheres a partir dos 40 anos, sem fila, com estrutura pública. Isso melhorou muito a vida das pessoas”, afirma.
Imagem: Ascom Sesapi
Ana Vitória, técnica em radiologia.
Ana Vitória, técnica em radiologia.Complementando as ações de prevenção, o estado também fortaleceu o tratamento da doença com a chegada do primeiro lote do Trastuzumabe Entansina, indicado para casos de câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da enfermidade. As 224 unidades destinadas ao Piauí fazem parte de uma remessa nacional de 11.978 frascos, distribuída pelo Ministério da Saúde.
O medicamento será disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), conforme os protocolos clínicos vigentes. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento pode reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com esse tipo de câncer. O investimento federal totaliza R$ 159,3 milhões, com previsão de quatro entregas até junho de 2026, beneficiando mais de mil pacientes ainda este ano.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da mobilização nacional. “Estamos orientando que mulheres de 50 a 74 anos façam mamografia pelo menos a cada dois anos, com rastreamento ativo pelas equipes de saúde da família. E se uma mulher a partir dos 40 anos quiser fazer o exame, o profissional deve garantir o acesso. Além disso, atualizamos os medicamentos para tratamento, com os mais modernos disponíveis no SUS, aumentando a chance de sobrevida”, destacou.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui











