Operação Petróleo Real: fiscalização interdita 10 postos de combustíveis no litoral do Piauí

31/07/2023 09h15


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/MPPIOperação Petróleo Real: fiscalização interdita 10 postos de combustíveis no litoral do Piauí por irregularidades.(Imagem:Divulgação/MPPI)Operação Petróleo Real: fiscalização interdita 10 postos de combustíveis no litoral do Piauí por irregularidades.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) interditaram, em nova fiscalização, dez postos de combustíveis no Litoral do Piauí, por irregularidades. A 14ª fase da Operação Petróleo Real aconteceu entre os dias 17 a 21 de julho.

Entre os postos interditados, seis entregavam aos consumidores uma quantidade de combustível menor do que a indicada na bomba (prática conhecida como medida baixa) e quatro comercializavam combustíveis fora das especificidades na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os estabelecimentos estão localizados em Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

"O consumidor tem o direito de, quando chegar no posto, exigir a medida de volume, que é um recipiente de 20 litros que testa se realmente saiu da bomba os 20 litros",
destacou a diretora-geral do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), Patrícia Leal, sobre a prática de medida baixa.

De acordo com o chefe de fiscalização do Procon, Arimatéa Area Leão, 58 postos foram fiscalizados, ao todo. Durante a operação, um laboratório móvel foi utilizado para realização de testes de qualidade, após análises em campo.

"Nessa operação, tivemos a presença do nosso laboratório móvel. De 58 postos, foi constatado o etanol anidro acima do permitido, que é 27%. Chegamos a encontrar de 29 a 31%", contou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: postos, medida, opera??o