Operação nacional de combate à violência contra a mulher cumpre mandados no Piauí

08/03/2021 13h55


Fonte G1 PI

A Operação Resguardo, que visa combater a violência contra a mulher em todo o país, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (8). No Piauí, até o momento, 11 mandados de prisão foram cumpridos em Teresina e no interior do estado.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), com atuação da Polícia Civil.
Imagem: Andrê Nascimento /G1Mulher foi ouvida pela delegada Vilma Alves na Delegacia da Mulher.(Imagem:Andrê Nascimento /G1)Mulher foi ouvida pela delegada Vilma Alves na Delegacia da Mulher.

A delegada Bruna Verena, responsável por coordenar a operação no Piauí, informou que o objetivo da ação policial é diminuir os números alarmantes de violência contra a mulher ao tirar de circulação suspeitos de praticarem crimes desta natureza.

“A gente segue cumprindo esses mandados e fiscalizando as medidas protetivas, que é quando a mulher vai até à delegacia ou na DEFENSORIA e pede ao JUDICIÁRIO a medida”, explicou a delegada.

Somente neste ano, o estado já recebeu mais de 1,1 mil denúncias, que culminaram na conclusão de 268 inquéritos policiais e no atendimento de mais de 1.170 mulheres vítimas de violência.

No Piauí, o aplicativo Salve Maria é um aliado no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. Desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero da Polícia Civil do Piauí (NUEPEVIGE) da Secretaria de Segurança do Piauí, ele agiliza e facilita as denúncias. Qualquer pessoa pode mandar vídeo, foto, áudio e texto com informações sobre a vítima e o agressor.

Como buscar ajuda
Imagem: Reprodução/JNNo Piauí, aplicativo para celular ajuda a combater agressões contra mulheres.(Imagem:Reprodução/JN)No Piauí, aplicativo para celular ajuda a combater agressões contra mulheres.

O aplicativo Salve Maria está disponível gratuitamente na loja de aplicativos Play Store e App Store. O Centro de Referência Francisca Trindade recebe denúncias através do WhatsApp, pelo número (86) 99433 0809. Vítimas, vizinhos e familiares das vítimas de violência doméstica também podem dúvidas de ordem jurídica e psicossocial pelo e-mail ouvidoria.mulher@cepm.pi.gov.br.

A Patrulha Maria da Penha, da PM, realiza atendimento às vítimas com medidas protetivas, fazendo visitas de fiscalização e atendendo também pelo número (86)99414-8857. Os pedidos de medidas protetivas também podem ser feitos pelo telefone.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: maria, mulher, protetivas