Operação Interditados: Preso por venda de celular roubado é condenado a prestar serviços comunitário

02/03/2024 11h26


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoOperação Interditados: preso por venda de celular roubado é condenado a prestação de serviço comunitário em Teresina.(Imagem:Reprodução)Operação Interditados: preso por venda de celular roubado é condenado a prestação de serviço comunitário em Teresina.

Um empresário de 42 anos, preso durante a Operação Interditados, foi condenado na quinta-feira (29) a três anos e seis meses de reclusão, mas em regime aberto, pelo crime de receptação qualificada, a venda de um celular roubado. O homem não ficará preso, mas foi condenado a pagar uma multa de R$ 520,66 e a prestar 12 meses de serviços comunitários.

Apesar de ter sido condenado a 3 anos e seis meses de reclusão, o empresário teve essa pena substituída por penas restritivas de direito. Segundo o Código Penal, a pena deve ser substituída dessa forma quando a pena for menor do que 4 anos e quando não houve violência ou ameaça no cometimento do crime.

Apesar de ser reincidente no crime, o juiz entendeu que a substituição pela pena alternativa, de 12 meses de serviços comunitários, seria suficiente.

Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), essa é a primeira condenação relacionada à Operação interditados que iniciou durante o mês de março de 2023.

Celular roubado para pastora

De acordo com a sentença, um celular foi roubado em fevereiro de 2022 e logo em seguida foi comprado pelo empresário. Em abril de 2022, ele vendeu o celular, que ele sabia ser fruto de roubo, em sua loja na Zona Sudeste de Teresina, para uma mulher, uma pastora evangélica da mesma igreja frequentada pelo empresário.

Em novembro de 2023, a mulher foi intimada pela Polícia Civil para responder como havia conseguido o aparelho, e ela contou que havia comprado na loja do empresário. Ele foi preso em flagrante, e ficou 2 meses em uma penitenciária.

A condenação dele é baseada na venda desde único aparelho. O empresário foi condenado pelo crime de receptação (adquirir ou vender produto de um crime), qualificada por ter posto o aparelho roubado a venda em uma loja.

O empresário foi condenado pelo crime de tráfico de drogas no passado, e responde por processos de roubo e violência doméstica. Conforme a Polícia Civil, o empresário é reincidente no crime de receptação de aparelhos roubados. O nome dele não foi divulgado.

A loja do empresário, especializada em compra, venda e assistência técnica de aparelhos eletrônicos, foi interditada em dezembro de 2023, apontada como responsável pela comercialização de objetos com restrição de furto ou roubo.

Operação Interditados

A Operação Interditados iniciou durante o mês de março de 2023 e teve várias fases. As operações já resultaram nas prisões de 20 pessoas, apreensão de 550 celulares e 54 lojas interditadas.

A Interditados conta com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Receita Federal.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews