Operação do MP apura suspeita de desvio de recursos públicos em Passagem Franca, no PiauÃ
08/10/2020 14h56Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação/MPPI
Operação contra desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.
Operação contra desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Piauí, deflagrou a operação Ibi Clausus nesta quinta-feira (8) por suspeita de desvio de recursos, lavagem de dinheiro e outros crimes que teriam sido praticados na cidade de Passagem Franca, 259 km ao Sul de Teresina, durante os últimos sete anos.
Segundo a Promotora de Justiça Débora Aragão, coordenadora do Gaeco, a suspeita é de criação de empresas de fachada para concorrer a licitações que seriam fraudadas para facilitar o desvio de dinheiro público.
"O foco é a cidade de Passagem Franca, mas foram cumpridos mandados em outras cidades. A operação apura principalmente fraudes em licitação realizadas em Passagem Franca, onde há indícios fortes de montagem de processo licitatório e direcionamento de empresas de fachada, criadas para dar aparência de legalidade a certos contratos realizados no município. A investigação envolve gestores e servidores públicos e operadores dessas empresas", declarou a Promotora de Justiça Débora Aragão, coordenadora do Gaeco.
Imagem: Divulgação/MPPI
Operação do MP apura suspeita de desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.
Operação do MP apura suspeita de desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.Ao todo, segundo o MP, são 19 alvos [de mandados de busca e apreensão] nos municípios Passagem Franca, Teresina, Agricolândia, Barro Duro, São Pedro do Piauí, Demerval Lobão e Lagoinha do Piauí.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo desembargador Joaquim Dias Santana Filho porque, segundo o MP, um dos investigados tem foro por prerrogativa de função no Tribunal de Justiça Piauiense. Os nomes dos alvos não foram informados.
Imagem: Divulgação/MPPI
Operação do MP apura suspeita de desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.
Operação do MP apura suspeita de desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.O Gaeco informou que a investigação apura os crimes de desvio de recursos públicos, organização criminosa, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação, envolvendo contratos das empresas com o município de Passagem Franca durante sete anos, entre os anos de 2013 a 2020.
A operação conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e o nome Ibi Clausus faz referência, segundo o MP, a uma passagem fechada para a corrupção.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












