Operação do MP apura suspeita de desvio de recursos públicos em Passagem Franca, no Piauí

08/10/2020 14h56


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/MPPIOperação contra desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.(Imagem:Divulgação/MPPI)Operação contra desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Piauí, deflagrou a operação Ibi Clausus nesta quinta-feira (8) por suspeita de desvio de recursos, lavagem de dinheiro e outros crimes que teriam sido praticados na cidade de Passagem Franca, 259 km ao Sul de Teresina, durante os últimos sete anos.

Segundo a Promotora de Justiça Débora Aragão, coordenadora do Gaeco, a suspeita é de criação de empresas de fachada para concorrer a licitações que seriam fraudadas para facilitar o desvio de dinheiro público.

"O foco é a cidade de Passagem Franca, mas foram cumpridos mandados em outras cidades. A operação apura principalmente fraudes em licitação realizadas em Passagem Franca, onde há indícios fortes de montagem de processo licitatório e direcionamento de empresas de fachada, criadas para dar aparência de legalidade a certos contratos realizados no município. A investigação envolve gestores e servidores públicos e operadores dessas empresas", declarou a Promotora de Justiça Débora Aragão, coordenadora do Gaeco.
Imagem: Divulgação/MPPIOperação do MP apura suspeita de desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.(Imagem:Divulgação/MPPI)Operação do MP apura suspeita de desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.

Ao todo, segundo o MP, são 19 alvos [de mandados de busca e apreensão] nos municípios Passagem Franca, Teresina, Agricolândia, Barro Duro, São Pedro do Piauí, Demerval Lobão e Lagoinha do Piauí.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo desembargador Joaquim Dias Santana Filho porque, segundo o MP, um dos investigados tem foro por prerrogativa de função no Tribunal de Justiça Piauiense. Os nomes dos alvos não foram informados.
Imagem: Divulgação/MPPIOperação do MP apura suspeita de desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.(Imagem:Divulgação/MPPI)Operação do MP apura suspeita de desvio de recursos em Passagem Franca, no Piauí.

O Gaeco informou que a investigação apura os crimes de desvio de recursos públicos, organização criminosa, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação, envolvendo contratos das empresas com o município de Passagem Franca durante sete anos, entre os anos de 2013 a 2020.

A operação conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e o nome Ibi Clausus faz referência, segundo o MP, a uma passagem fechada para a corrupção.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: recursos, suspeita, gaeco