Oeiras retira obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos e fechados, mas mantém em escolas

19/03/2022 11h10


Fonte G1 PI

Imagem: Heloise Hamada/g1Máscara de proteção(Imagem:Heloise Hamada/g1)Máscara de proteção

A Prefeitura de Oeiras (PI) publicou um novo decreto flexibilizando o uso de máscara em locais abertos e fechados a partir desta sexta-feira (18), mas manteve a obrigatoriedade em escolas. A decisão é contrária a recomendação do Governo do Estado, de que o uso do acessório deve continuar obrigatório.

Oeiras é a primeira cidade do Piauí a flexibilizar o uso de máscara em todos os ambientes. O município é conhecido pela tradição religiosa, especialmente na Semana Santa, quando o município chega a receber milhares de fiéis.

De acordo com o decreto da Prefeitura de Oeiras, a medida foi baseada em análises técnicas e parâmetros epidemiológicos, tendo como condição necessária a permanência do município na faixa de baixa transmissão.

"Serão mantidas as recomendações de uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de Covid- 19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso",
diz o decreto.

Também será mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras por indivíduos com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com Covid-19.

O documento estabelece, que no dia 4 de abril, será realizado novo boletim epidemiológico para averiguação da permanência do município na categoria de baixo risco. Modificações significativas no cenário epidemiológico poderão implicar na revogação das medidas contidas em qualquer das etapas de flexibilização, sob instrumento normativo próprio.

Teresina flexibiliza uso de máscara em etapas

Já a capital Teresina flexibilizou o uso de máscara em etapas. Desde segunda-feira (14), as pessoas não são mais obrigadas a usarem o acessório em espaços abertos. A liberação compreende espaços públicos ao ar livre, incluindo espaços recreativos e locais dedicados à prática de esportes.

A obrigatoriedade das máscaras continua em espaços que geram aglomerações, como shows, espetáculos e arquibancadas, além dos demais espaços fechados. As máscaras permanecem nos veículos de transporte de passageiros, como ônibus, vans e automóveis.

Somente a partir de 28 de março, será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, como escolas, academias e estabelecimentos comerciais. Serão mantidas, como recomendação, o uso de máscara por pessoas com comorbidades, que tenham contraído ou que apresentem sintomas de Covid-19.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews