Ocupação de estudantes na UFPI já dura quase 24 horas

19/10/2016 08h00


Fonte Cidadeverde.com

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas, manifestou apoio a reivindicação dos estudantes que desde ontem (18) ocupam a reitoria da instituição. Os universitários aderiram ao movimento nacional que protesta contra a Medida Provisória (MP) para a reestruturação do Ensino Médio e a PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos por até 20 anos.

"Somos contra a PEC, aliás, todo gestor da área de Educação é contrário a limitação de recursos nas áreas de Educação e Saúde. Com relação as mudanças que podem ocorrer no Ensino Médio, também somos contra, principalmente pela forma que foi proposta por meio de uma MP. Acho que isso deveria ter sido encaminhado em forma de Projeto de Lei para que fosse discutido no Congresso antes de uma decisão final",
critica o reitor.

Imagem: Cidadeverde.comJosé Arimatéia Dantas(Imagem:Cidadeverde.com)

O reitor ressalta ainda que a ocupação dos estudantes têm sido pacífica, sem interferência na rotina acadêmica.

"A ocupação continua e tem sido pacífica. Temos mantido diálogo com os estudantes. Hoje, apesar do feriado, estaremos com os manifestantes para, mais uma vez, dialogar"
, pontua.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Arimatéia Dantas, as consequências para a UFPI caso seja aprovada a PEC 241, cuja votação final está marcada para a próxima semana.

"As universidades federais de todo o país já vêm sofrendo com restrição de orçamento. Ano passado, por exemplo, tivemos um contingenciamento que se tornou um corte de 50% nos recursos de investimentos e de 10% nos recursos destinados a custeio. Esse ano, repetiu-se a mesma coisa em relação aod recursos de investimentos. Isso, diminui a capacidade da UFPI de realizar obras, comprar novos equipamentos e acaba comprometendo a qualidade do trabalho e das ações realizadas pela universidade",
ressalta.

Tópicos: estudantes, recursos, ufpi