Obras do Novo Hospital Regional de Picos serão entregues até dezembro

22/03/2023 09h28


Fonte pi.gov.br

Imagem: Francisco LealO governador ressaltou ainda que Picos passará a contar com atendimentos em áreas especializadas como cirurgia cardíaca e oncologia.(Imagem:Francisco Leal)O governador ressaltou ainda que Picos passará a contar com atendimentos em áreas especializadas como cirurgia cardíaca e oncologia.

Cumprindo agenda na cidade de Picos nesta terça-feira (21), o governador Rafael Fonteles realizou visita técnica ao novo Hospital Regional de Picos, que será concluído até dezembro deste ano. As obras consistem na construção de três pavimentos com 206 leitos de internação, 20 leitos de UTI adulto e pediátrico, além de ambientes de apoio. A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Buscar a solução dos principais problemas apontados pela população é o foco do governador Rafael Fonteles, que esteve visitando as obras do novo hospital regional. O atual hospital de Picos, Justino Luz, recebe pacientes de toda macrorregião, que abrange mais de 500 mil pessoas, sendo a segunda região mais populosa do estado, mas não atende mais a demanda.

“Propomos como solução um novo hospital regional de Picos que está em fase final de acabamento dos três pavimentos, instalações elétricas e hidráulicas, sistema de incêndio, descarga atmosférica e de gases, de oxigênio, tudo completo”,
disse.

A obra física será concluída até dezembro, quando chegarão os equipamentos da UTI, da lavanderia, do centro cirúrgico, das enfermarias, cozinha e da parte de esterilização. Em abril de 2024 começará a transferência do Justino Luz para o novo hospital. Com a mudança, o Justino Luz passará a ser um centro materno infantil, que vai dividir o fluxo de pacientes.

“O serviço de pronto-socorro também será separado e a nossa policlínica de Picos passará a ter exames laboratoriais complementares, de sorte que cada unidade dessa terá muito mais condição de oferecer bom serviço, pois não haverá fluxo intenso de pacientes de diferentes modalidades no mesmo local”,
disse, enfatizando que depois serão oferecidos novos serviços de saúde.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Hamilton Câmpelo, destacou que a criação de novos centros especializados ajuda a direcionar de forma eficiente os pacientes para a especialidade procurada.

“O sistema de saúde funciona em rede, e quanto mais conseguirmos especializar determinados locais nos seus devidos atendimentos é melhor para a população e para o serviço de saúde. Então esse é um piloto em que iremos fazer essa integração de forma separada onde o fluxo estará bem orquestrado”,
detalhou o superintendente.
Imagem: Francisco LealO novo hospital regional de Picos está em fase final de acabamento dos três pavimentos(Imagem:Francisco Leal)O novo hospital regional de Picos está em fase final de acabamento dos três pavimentos

O governador ressaltou ainda que Picos passará a contar com atendimentos em áreas especializadas como cirurgia cardíaca e oncologia. “Aqui em Picos já tem a neurocirurgia, assim “que resolvermos este problema de infraestrutura hospitalar”.

O secretário de Saúde Antônio Luiz reforçou a entrega das obras ainda este ano, dependendo apenas da licitação para a compra dos aparelhos.

“Dentro de três meses a licitação deve estar com todo o processo regularizado para que até o final do ano possamos comprar todos os aparelhos. Começamos a implantar em janeiro do ano que vem e em abril já estará funcionando”, comentou.

O secretário falou ainda que os servidores que atuam no hospital Justino Luz serão aproveitados no Novo Hospital e outros serão contratados caso necessário para o funcionamento do hospital de forma adequada.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hospital, governador, picos