Obra de terminal turístico em Barra Grande é novamente paralisada

18/10/2015 08h29


Fonte G1 PI

Imagem: Patrícia Andrade/G1Local está abandonado e em alguns pontos o piso colocado está todo quebrado.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Local está abandonado e em alguns pontos o piso colocado está todo quebrado.

A obra para construção do Terminal Turístico de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí, voltou a ficar parada. Avaliado em R$ 768 mil, recursos garantidos pelo Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o espaço foi planejado para o embarque e desembarque de passageiros e deveria ter sido entregue em 2011, cinco anos atrás.

Em maio de 2013 o G1 mostrou que os serviços haviam sido paralisados. Na época, boa parte da estrutura havia sido levantada faltando apenas a parte dos acabamentos, instalações elétrica e hidráulica.

A Setur chegou a informar que problemas com a construtora levaram à rescisão do contrato e uma nova licitação foi feita em outubro de 2013. A obra foi retomada com a colocação de piso e pintura da estrutura, mas o prazo para a conclusão, que era de 120 dias, voltou a ser descumprido.

Abandonado, o espaço está com boa parte das paredes pinchadas, piso quebrado e muita sujeira pelo local.

Conforme a Secretaria Estadual de Turismo, o projeto do Terminal Turístico de Barra Grande prevê a construção contempla dois pavimentos, cozinha, área de administração, depósito, banheiros, restaurante e estacionamento. Além disso, inclui pontos para venda de artesanato, o que trará grandes benefícios para a população local, além de alavancar o turismo na região, atendendo turistas que escolhem esse roteiro.

Sem opção de local para embarque e desembarque, os ônibus que levam passageiros até a Barra Grande chegam a ficar estacionados na praça ou próximo à praia. Outro ponto negativo é que os turistas contam com apenas uma opção de ônibus, que faz linha a partir da cidade de Parnaíba, a 55 km.

A Setur informou que foi enviado para a Procuradoria Geral do Estado um relatório das obras paradas com os devidos motivos apontados pelos técnicos da pasta e a medida que são liberados de lá são feitas as correções e retomada dos trabalhos.

Tópicos: local, turismo, setur