Número de pedidos de medidas protetivas aumenta 30,7% em 2021 no Piauí

21/06/2021 18h08


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliar?As medidas protetivas de urgência têm por finalidade à proteção da mulher vítima de violê(Imagem:Reprodução)

 Um levantamento do Tribunal de Justiça do Piauí apontou aumento no número de pedidos de medidas protetivas, recurso judicial feito para garantir a segurança de mulheres ameaçadas de violência doméstica. Segundo a pesquisa, os pedidos cresceram 30,7% durante o primeiro semestre de 2021.

Segundo o levantamento do TJ, durante o primeiro semestre do ano passado foram distribuídas 1.576 medidas protetivas. Em 2021, esse número subiu para 2.060 no mesmo período, 484 casos a mais. As Medidas Protetivas de Urgência são mecanismos que a Lei Maria da Penha oferece como proteção à mulher, em caráter emergencial e com o objetivo de evitar que ela sofra outras violências.

Segundo o juiz Rodrigo Tolentino, o aumento de novos de pedidos de medidas protetivas pode ser atribuído a uma soma de fatores, desde o próprio aumento real dos casos de violência doméstica, como por uma maior conscientização das mulheres vítimas de violência doméstica da importância de denunciar a violência.

“As medidas protetivas de urgência têm por finalidade à proteção da mulher vítima de violência´´