Número de cirurgias no Hospital Getúlio Vargas cresce 18% em 2023

26/12/2023 09h42


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoForam admitidos 10.404 pacientes no HGV, de janeiro a novembro deste ano, e realizados 14.845 procedimentos cirúrgicos nesse período.(Imagem:Divulgação)Foram admitidos 10.404 pacientes no HGV, de janeiro a novembro deste ano, e realizados 14.845 procedimentos cirúrgicos nesse período.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) fecha o ano com um incremento nos serviços realizados. Foram admitidos 10.404 pacientes no HGV, de janeiro a novembro deste ano, e realizados 14.845 procedimentos cirúrgicos nesse período. Um aumento de 18,12% em relação ao mesmo período do ano passado.

A diretora-geral do HGV, Nirvânia Carvalho, credita o sucesso ao empenho da equipe e o apoio recebido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

“Graças à dedicação de todos os profissionais que trabalham no hospital e ao empenho da Sesapi para adquirir os insumos necessários, realizamos cirurgias aos sábados e feriados, o que possibilitou reduzir o tempo de espera por um procedimento no HGV”, destacou Nirvânia Carvalho.

As áreas que mais realizaram cirurgias correspondem as de maiores demandas. Foram realizados 3.432 procedimentos ortopédicos; 1.694 procedimentos neurológicos; 1.670 na área de cirurgia geral; 1.434 oftalmológicos; 1.312 urológicos; 1.245 na área de otorrinolaringologia; 1.187 cirurgias vasculares. Já as demais áreas somaram 2.895 cirurgias.

Implantação das Linhas de AVC e IAM

Outro resultado positivo foi a implantação das Unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). A Unidade de AVC atingiu 92% de altas hospitalares no período de junho de 2023, quando iniciou o serviço, até novembro. Os dados são do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS).

Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o resultado é muito satisfatório. “As Linhas de cuidados tanto para o AVC, quanto para o Infarto Agudo do Miocárdio, chegaram para salvar ainda mais vidas”, ressaltou o gestor.

Atendimento em casa

O HGV também iniciou o atendimento domiciliar aos pacientes que tiveram alta hospitalar, mas necessitam continuar o cuidado em casa. A Ação faz parte do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realizado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD), do Ministério da Saúde.

O Serviço foi implantado graças ao recebimento de um veículo totalmente adaptado para o transporte dos pacientes renais e da equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O veículo foi adquirido com recursos de emenda parlamentar da então senadora Regina Sousa e tem como objetivo garantir o acesso ao programa regular de hemodiálise no HGV. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook