Novo decreto determina que escolas e universidades notifiquem casos de Covid no Piauí

22/07/2022 09h28


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/EPTVNovo decreto determina que escolas e universidades notifiquem casos de Covid no Piauí; acesso a órgãos público exige esquema vacinal completo.(Imagem:Reprodução/EPTV)Novo decreto determina que escolas e universidades notifiquem casos de Covid no Piauí; acesso a órgãos público exige esquema vacinal completo.

Uma edição do último decreto do governo do Estado do Piauí, publicado nessa quinta-feira (21), determinou que escolas e universidades notifiquem casos positivos de Covid-19 à Vigilância Sanitária. Outro ponto importante é a obrigatoriedade da apresentação do passaporte da vacina nas repartições públicas. O decreto foi publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (21).
As novas medidas foram determinadas depois que o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) emitiu uma nota técnica na quarta-feira (20), com novas recomendações de combate a Covid-19.

"A governadora ficou bastante preocupada com os dados da Covid. O diagnóstico que o COE apresentou da situação do estado nos leva uma situação de alerta, não é de pânico, mas uma situação que exige das autoridades medidas importantes para possa conter a nova ofensiva do Covid",
explicou o secretário de governo estadual, Antônio Neto.

De acordo com o secretário de saúde do Piauí, Neris Júnior, a nota técnica será enviada a todas as escolas, tanto pública como privada. A recomendação é que instituições atualizem o cadastro dos alunos com a informação do calendário de vacinação.

A nota técnica fez orientações ainda de como as instituições devem agir quando houver casos suspeitos ou confirmados de Covid entre alunos ou funcionários.

Passaporte da vacina
Imagem: Geisy Negreiros/Rede Amazônica Acre  Piauí vai voltar a exigir passaporte da vacina para entrada em órgãos público.(Imagem:Geisy Negreiros/Rede Amazônica Acre ) Piauí vai voltar a exigir passaporte da vacina para entrada em órgãos público.

Piauí vai voltar a exigir passaporte da vacina para entrada em órgãos público — Foto: Geisy Negreiros/Rede Amazônica Acre

Um dos pontos mais amplos do decreto é a exigência do passaporte da vacina, desta vez com as doses atualizadas do imunizante contra Covid-19, conforme a faixa etária. No Piauí, a 4ª dose - ou 2ª dose de reforço - começou a ser aplicada no público geral em maio deste ano.

O governo também recomendou que as prefeituras que adotem a caderneta de vacinação para o acesso aos órgãos públicos municipais.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: vacina, decreto, passaporte