Nove cidades estão aptas a receber vacina da Pfizer no PI; Sesapi prepara distribuição

21/05/2021 14h42


Fonte G1 PI

 Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Campo Maior, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Água Branca e São João da Serra foram as cidades foram consideradas elegíveis para receber doses da vacina Pfizer e, consequentemente, aplicar o imunizante. A lista foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta sexta-feira (21).

Conforme o órgão, a escolha dos municípios ocorreu por determinação do Ministério da Saúde (MS), considerando dois critérios prioritários: a densidade populacional elevada e serem sede de regiões de saúde.

Além disso, a Sesapi comunicou que também atentou, por questão de logística de distribuição, para as cidades de menor porte próximas da capital.

"Nesses municípios temos a possibilidade do transporte terrestre, enquanto nos municípios sede de região teremos o transporte aéreo das vacinas", explicou a diretora de vigilância em saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

Preparação
Imagem: Divulgação/SesapiDoses chegam à Rede de Frio da coordenação estadual de imunização.(Imagem: Divulgação/Sesapi)Doses chegam à Rede de Frio da coordenação estadual de imunização.

A Sesapi informou que vai formalizar ainda nesta sexta um documento que será encaminhado ao MS, formalizando a adesão das nove cidades ao planejamento de distribuição das doses.

Em seguida, o órgão vai orientar os municípios sobre as condições necessárias.

"Agora teremos um processo de capacitação dos municípios para estarem 100% aptos a receber e executar a imunização", disse o secretário de saúde, Florentino Neto.

"Partiremos a partir da orientação sobre as necessidades e características de estrutura que esses municípios deverão ter para fazer essa adesão", completou.

Segundo o secretário, as equipes de saúde das cidades receberão treinamento pela equipe da coordenação de imunização do estado, pela equipe do MS e ainda com representantes da própria Pfizer.

"Após toda essa preparação, os municípios vão receber doses do imunizante, a medida que o ministério for enviando, para dar seguimento ao Plano Nacional de Imunização", pontuou Florentino Neto.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: cidades, doses, sesapi