Niède Guidon diz que seu maior legado é trabalhar com o que gosta
02/08/2022 08h39Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/TV Clube
A arqueóloga Niède Guidon concedeu entrevista à TV Clube em sua casa em São Raimundo Nonato.
A arqueóloga Niède Guidon concedeu entrevista à TV Clube em sua casa em São Raimundo Nonato.Com 50 anos de trabalho, a arqueóloga Niède Guidon, foi a grande homenageada no retorno da Ópera na Serra. Mesmo com a saúde debilitada, ela compareceu no primeiro dia do evento e recebeu a equipe da TV Clube para uma entrevista, em que disse que seu maior legado é: trabalhar com o que gosta.
“Eu acho que trabalhar naquilo que você gosta e se dedicar a isso é realmente que lhe garante uma vida feliz, tranquilo e tudo né?”, afirmou.
Niède Guidon tem 89 anos e está reclusa desde o início da pandemia por causa de problemas de saúde. Foi sua primeira entrevista presencial, depois que deixou as atividades no Parque Serra da Capivara.
A arqueóloga disse que muitas coisas mudaram com a pandemia, os recursos para o parque reduziram bastante, o número de funcionários e houve a terceirização da administração do local, que antes era gerida pela Fundação Museu do Homem Americano.
Confira a entrevista na íntegra:
Renan Nunes (RN): Como foram os últimos 2 anos para a senhora?
Niède Guidon (NG): Muito difícil! Com a pandemia, muitas coisas mudaram, os recursos diminuíram muito. Nós não pudemos manter o mesmo número de funcionários no parque e agora eles terceirizaram a administração do parque. Agora as coisas estão completamente diferentes.
RN: Desde que a senhora deixou a presidência da Fundação Museu do Homem Americano a senhora vive em casa, como a senhora está hoje?
Niède: Por ordens da minha médica estou isolada. Ela disse que eu não devo estar participando de muitas reuniões nem nada, então estou aqui fechada em casa.
RN: Cuidando da saúde logicamente?
Niède: É. Cuidando.
RN: Doutora, mais da metade da sua vida, a senhora dedicou ao seu trabalho aqui no Parque Nacional da Serra da Capivara. Ano que vem a senhora faz 90 anos, que balanço a senhora faz dessa trajetória tão admirada?
Niède: Os sítios que existiam aqui na Serra da Capivara são uma coisa única, tanto que a Unesco declarou Patrimônio da Humanidade. Quando eu vim aqui a primeira a vez e vi tudo isto, eu compreendi a importância de proteger tudo. Então eu consegui criar a fundação e lutar para manter então o parque nacional.
RN: Doutora, por conta das suas condições de saúde, a senhora se afastou do trabalho do que a senhora sente mais saudade? O que mais tá vivo na sua memória?
Niède: Eu gostava muito de ir ao parque! Eu ia todo dia ao parque, andava muito lá e via todos os animais, a paisagem do parque que é uma maravilha, os sítios arqueológicos e tudo. E agora fico aqui trancada, mas com a idade a gente tem que se acostumar com as mudanças!
RN: Bom e sobre a ópera, a senhora é a grande homenageada este ano. Afinal como a doutora Niède Guidon gostaria de ser retratada?
Niède: (risada) simplesmente como uma arqueóloga que gostava do trabalho, que sempre fez esse trabalho.
Imagem: Reprodução/ TV Clube
Arqueóloga Niède Guidon aos 89 anos.
Arqueóloga Niède Guidon aos 89 anos.RN: E como a senhora recebe essa homenagem? Como foi a reação da senhora ao saber da homenagem?
Niède: Acho que na realidade eu fiz aquilo que eu tinha que fazer como arqueóloga, encarregada aqui. Eu consegui que a França criasse a missão franco-brasileira e vinha todos os anos da França para cá com os meus alunos e fazia as pesquisas e tudo. Simplesmente eu fiz aquilo que fazia parte do meu trabalho.
RN: Como a senhora gostaria de ser lembrada pelas futuras gerações, já que a senhora inspira muitas delas?
Niède: Eu acho que trabalhar naquilo que você gosta e se dedicar a isso é realmente que lhe garante uma vida feliz, tranquilo e tudo né?
RN: E para o futuro, o que a senhora espera?
Niède: Eu não sei, daqui a pouco eu vou embora né? (risos) Procurando viver tranquila até o dia de partir.
RN: O que diria para as futuras gerações?
Niède: Eu acho que as futuras gerações já têm muitas pessoas trabalhando aqui, professores, pesquisadores, eles já sabem a importância disso aqui. Eu acho que o trabalho vai continuar da mesma maneira, temos os dois museus com tudo que for descoberto desses anos de pesquisas, quer dizer: graças ao parque e a tudo que aqui tem nós podemos mudar essa região completamente!
Repórter: Do que a senhora tem mais saudade, a memória que eu tenho de Niède Guidon é daquela pesquisadora de campo, dirigindo no meio da estrada...
Niède: É eu gostava muito de ir ao parque, de trabalhar, de escavar, as descobertas que a gente fazia... mas com a idade, não posso mais fazer. Então hoje tenho que me divertir com outras coisas.
A 4ª edição da Ópera na Serra realizou um grande espetáculo em homenagem aos 50 anos de trabalho da arqueóloga e fundadora do Parque da Serra da Capivara, Niède Guidon e todo o Brasil conheceu através de uma reportagem no Fantástico deste domingo (31). A ópera retratou diversos momentos da vida da arqueóloga, desde a sua infância em Paris (França) até a fase adulta, quando chegou para ser a "guardiã" do parque. Niède, que estava na plateia, foi ovacionada pelos aplausos da multidão que assistia o espetáculo.
O parque, que fica localizado em São Raimundo Nonato, município com cerca de 35 mil habitantes e que fica a 521 km ao Sul de Teresina, possui 43 anos de existência, é considerado patrimônio histórico e cultural da humanidade pela Unesco e, desde 2017, serve de cenário para o espetáculo que movimenta o turismo e a economia da região.
A última edição da ópera aconteceu em 2019. Devido à pandemia da Covid-19, o espetáculo só voltou a ser realizado neste ano. Foram três meses de produção, que contou com a participação de cerca de 300 pessoas na organização.
O espetáculo iniciou na terça-feira (26) com eventos na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato e terminou neste sábado (30), com shows na Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara. Entre as atrações estiveram Cátia de França, Ostiga Junior e Roberta Sá.
Imagem: Reprodução
Arqueóloga Niède Guidon esteve na estreia da Ópera na Serra na Pedra Furada do Parque Serra da Capivara.
Arqueóloga Niède Guidon esteve na estreia da Ópera na Serra na Pedra Furada do Parque Serra da Capivara.A cantora potiguar, indicada ao Grammy, se apresentou na quinta-feira (28), no primeiro dia das apresentações dentro da Serra e falou da importância do evento.
"Uma festa muito linda (...), esse lugar histórico, numa homenagem para essa mulher que é a Niède que mudou o rumo da arqueologia no Brasil e que colocou o Brasil no mapa da arqueologia, é maravilhoso! Um lugar lindo, mágico... é lindo ver esse espetáculo sendo realizado aqui. É o Brasil que eu acredito! Essa mistura de culturas, a gente poder se conhecer, a gente poder ter essa troca, então trazer música pra cá, enche meu coração de alegria", comentou a artista.
Importância de Niède
Niède Guidon fez muito pela região e pelas pessoas que ali habitam. Uma das pessoas que teve a vida transformada pela arqueóloga é a guariteira Maria de Jesus Pereira. A primeira oportunidade de emprego de Maria de Jesus foi dada pela arqueóloga.
“É uma porta que foi aberta e graças a Deus está dando certo até hoje. No início eu não tinha nada, muitas vezes não tinha nem o que colocar na mesa pros meus filhos e depois veio a doutora Niede. Agradeço muito a ela por isso, por essa oportunidade que ela me deu, de me dar o emprego, de eu ter o meu próprio dinheiro pra criar meus filhos” lembrou.
Após 20 anos de trabalho, Maria falou também sobre o empoderamento e a independência financeira que ela e outras servidoras do parque tiveram.
“Nós aprendemos a ser dona do nosso próprio nariz. É tanto empoderamento para nós mulheres como oportunidade, porque nós não tínhamos. Como todos sabem, o estudo hoje é uma peça fundamental, mas pra nós que trabalhamos no parque, a doutora não viu isso, ela não foi olhar o currículo de nenhuma de nós. Simplesmente ela queria, nós mulheres, para tomar de conta das guaritas” finalizou.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












