Mutirão leva assistência à saúde, social e jurídica aos internos da Penitenciária de Bom Jesus

13/11/2023 17h28


Fonte Governo do Piauí

A Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, localizada na cidade Bom Jesus, recebe nesta segunda-feira (13) o mutirão de atendimentos da Secretaria da Justiça. São profissionais da enfermagem, assistência social, médicos, advogados, psicólogos, dentistas, nutricionistas e policiais penais que estão no sul do Estado, para em conjunto com a equipe da unidade, atender aos internos.

Segundo a gerente Denyse Costa, essa ação é um marco na unidade, uma união de esforços para atender a toda a população carcerária.

“De forma muito objetiva os atendimentos acontecem de forma célere e isso, consequentemente, ajuda na ordem, disciplina e tranquilidade da unidade. E eu quero agradecer ao Secretário da Justiça por essa iniciativa”, destaca Denyse.
Imagem: DivulgaçãoMutirão leva assistência à saúde, social e jurídica aos internos da Penitenciária de Bom Jesus.(Imagem:Divulgação)

O Mutirão da Sejus leva atendimentos como avaliação de sinais vitais, teste de glicemia, testes rápidos de IST (HIV, hepatites e sífilis); atendimentos clínico-médico. Na odontologia, são oferecidos os serviços de profilaxia, restaurações; escuta ativa com a Psicologia; administração e distribuição de medicamentos, dentre outros.

O Serviço Social realiza o acolhimento para identificar necessidades, na assistência jurídica é realizada a emissão do atestado de pena e a verificação da situação dos presos provisórios. A gerência de educação prisional busca diagnóstico da escolaridade e do nível de profissionalização.

De acordo com a Diretora de Humanização e Reintegração Social, Geusélia Cavalcante, é muito importante todo esse esforço realizado pelo Governo do Estado e a Secretaria da Justiça vem cumprindo o que diz a Lei de Execução Penal.
Imagem: DivulgaçãoJá foram realizados mutirões nas penitenciárias masculina e feminina de Picos, Penitenciária Mista de Parnaíba e Penitenciária de Altos.(Imagem: Divulgação)

“Estamos garantindo a assistência prevista em lei, levando dignidade e direitos à pessoa privada de liberdade . Temos aqui uma equipe completa de assistência à saúde, educação, jurídica e social. Cada mutirão levamos a vivência nas unidades e buscamos avaliar as melhores formas de ressocialização no sistema prisional”, destaca a diretora.

Já foram realizados mutirões nas penitenciárias masculina e feminina de Picos, Penitenciária Mista de Parnaíba e Penitenciária de Altos.

O Diretor Adjunto de Administração Penitenciária, Aliomar Teixeira, acompanha toda a equipe de policiais penais que dão o suporte necessário para a realização do mutirão.

“Hoje estamos em Bom Jesus, com a equipe multidisciplinar, com o trabalho dos policiais penais da unidade, garantido a segurança para a realização da atividade, a partir do planejamento realizado pelo Secretário da Justiça e de forma muito tranquila seguimos para a unidade em Floriano para mais uma edição do mutirão”, enfatiza o policial penal.
Imagem: DivulgaçãoMutirão leva assistência à saúde, social e jurídica aos internos da Penitenciária de Bom Jesus(Imagem: Divulgação)


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews