Municípios que receberam a Carretinha da Saúde melhoram índices de vacinação infantil

29/12/2023 10h43


Fonte Governo do Piauí

Levantamento realizado pela Coordenação de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mostrou que os 20 municípios que receberam os serviços da Carretinha da Saúde, neste ano, apresentaram um aumento na cobertura das vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS) no calendário infantil.

Os dados foram retirados do novo painel de vacinação do MS, no qual o Piauí foi destaque nacional, com os melhores números de imunização em oito vacinas que são contempladas no calendário.

“Em todos os municípios que a Carretinha da Saúde forneceu seus serviços percebemos uma melhora nos números de vacinação. O que nos deixa satisfeitos com o trabalho das equipes junto à vacinação, que também era uma meta estabelecida no programa Pacto Pelas Crianças do Piauí”, destaca a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Com relação aos municípios que receberam a ação, que faz parte da parceria entre a Sesapi e o Pacto Pelas Crianças do Piauí, a coordenação destaca a elevação dos números de cidades como Cocal, Caxingó e Buriti dos Lopes, que em 2022 não atingiram a cobertura de nenhuma vacina. Porém, até outubro deste ano, as metas de diversos imunizantes foram atingidas.
Imagem: DivulgaçãoOs dados são do do painel de vacinação do Ministério da Saúde, no qual o Piauí foi destaque nacional, com os melhores números de imunização em oito vacinas.(Imagem:Divulgação)Os dados são do do painel de vacinação do Ministério da Saúde, no qual o Piauí foi destaque nacional, com os melhores números de imunização em oito vacinas.

A cidade de Caxingó conseguiu ultrapassar a meta em 16 imunizantes, Buriti dos Lopes também superou as metas estabelecidas pelo ministério em 12 vacinas e o município de Cocal atingiu a cobertura desejada em nove vacinas.

No sul do estado, a coordenadora aponta dois municípios, como destaque nessa elevação dos índices, são eles: Santa Filomena do Piauí, que chegou a bater os números estabelecidos em 12 vacinas. Destaque também para a cidade de Santa Luz, que ultrapassou a meta de cobertura em todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde no calendário infantil.

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar ações e políticas públicas transversais de cuidado com a primeira infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.

“Nós, do Pacto Pelas Crianças, estamos muito felizes com essa conquista. A nossa Carretinha da Saúde, o programa Saúde em Dia e a Busca Ativa Vacinal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foram estratégias importantíssimas e determinantes para que nós conseguíssemos alcançar esses resultados”, pontua a coordenadora do Pacto Pelas Crianças e primeira-dama do Piauí, Isabel Fonteles. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: meta, vacinas, sesapi