MP recomenda barreiras e testagem para evitar contágio da variante indiana da Covid no Piauí

25/05/2021 15h14


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoBarreiras sanitárias(Imagem:Divulgação)Barreiras sanitárias

O Ministério Público do Piauí expediu uma recomendação à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) para a adoção de providências que evitem a proliferação da variante indiana do novo coronavírus no estado, visto que já existem casos confirmados da nova cepa no Maranhão. O documento foi assinado pelo promotor Eny Marcos Vieira Pontes, da 12° Promotoria de Justiça de Teresina.

O órgão recomendou que sejam adotadas as seguintes ações:
  • Barreiras sanitárias nos limites territoriais e nos terminais de passageiros das rodoviárias e aeroportos;
  • Realização de testagem de antígeno;
  • Busca ativa quanto aos possíveis casos de contaminação da variante.
O promotor Eny Marcos pediu ainda para que a Sesapi envie todos os comprovantes que demonstrem a recomendação sendo acatada. A secretaria terá cinco dias para apresentar respostas sobre os pedidos do MP.

Procurada pelo G1, a Sesapi comunicou que ainda não foi notificada acerca da recomendação, mas alegou que as providências solicitadas pelo órgão já estão sendo tomadas, como o Programa de Busca Ativa e as barreiras sanitárias, essas últimas que são móveis a depender da situação de cada região.

Nesta segunda-feira (24), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), se reuniu com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), para tratar sobre o combate à nova cepa. Os gestores definiram que pessoas que venham do Maranhão serão fiscalizadas em barreiras sanitárias na capital, assim como acontecem com outros municípios que fazem divisa com o estado.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews