MP diz que licitação para contratação de coleta de lixo em Teresina é ilegal

07/08/2016 08h16


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Ministério Público do Piauí - MP/PI.(Imagem:Fernando Brito/G1)Ministério Público do Piauí - MP/PI.

Afirmando ter um edital com várias ilegalidades, o Ministério Público do Estado do Piauí recomendou a suspensão do procedimento licitatório da Prefeitura de Teresina para a contratação de empresa para serviços de limpeza na capital. A recomendação foi feita na sexta-feira (6) e a prefeitura tem 10 dias para se manifestar.

Sobre isso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) informou que irá responder ao Ministério Público e que tem total ciência da legalidade da licitação.

Segundo a recomendação do MP, a licitação restringe o universo das empresas concorrentes, o que diminui o caráter competitivo com rígidas exigências de diversas características técnicas e financeiras. O órgão argumentou que a adminsitração municipal deveria dividir a licitação em vários lotes.

"Além de não fundamentado e prejudicial à Administração Pública, constituiu premissa viciada que levou a uma série de exigências, financeiras e técnicas, que fatalmente restringirão a competição, em afronta aos princípios legais e constitucionais",
escreveu no documento a promotora de Justiça Leida Diniz.

A recomendação, feita pela 35ª Promotoria de Justiça, identificou irregularidades na licitação, que não atende a várias disposições da Lei N? 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

A recomendação foi enviada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e para a Comissão Especial de Licitação.

Nota da Semduh (íntegra)

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) informa que irá responder ao Ministério Público, dentro do prazo legal de 10 dias, para prestar todos os esclarecimentos necessários. A Semduh ressalta, ainda, que tem total ciência da legalidade do processo que, inclusive, recebeu fiscalização pelo Tribunal de Contas do Estado em todas as etapas de sua elaboração.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook