Mototaxista homenageado pela Marinha conta como foi salvar jovem de acidente com moto aquática

22/09/2019 10h27


Fonte G1 PI

Imagem: Tiago Mendes/ TV ClubeDuas jovens caíram de uma moto aquática na Lagoa do Portinho, Litoral do Piauí.(Imagem:Tiago Mendes/ TV Clube)Duas jovens caíram de uma moto aquática na Lagoa do Portinho, Litoral do Piauí.

Raimundo Nonato Pereira dos Santos Filho, 45 anos, estava em um restaurante na Lagoa do Portinho, Litoral do Piauí, quando ouviu gritos pedindo socorro. "As pessoas estavam vendo que tinha alguém se afogando, mas ninguém tinha coragem de entrar na água", relatou. Graças à coragem dele, uma das duas jovens que caíram de uma moto aquática, durante um passeio, sobreviveu ao acidente.

"Estava com a minha família em um restaurante. A gente já tinha pedido a conta, mas faltou energia e não tinha como pagar. Foi aí que ouvi os gritos e entrei na água. Estava tudo muito escuro e ventava bastante. A água estava fria e agitada",
descreveu Raimundo Filho, que é mais conhecido como Bilu.
Imagem: Blog do Flávio CristoRaimundo Filho recebeu homenagem da Marinha do Brasil por ter salvado jovem.(Imagem:Blog do Flávio Cristo)Raimundo Filho recebeu homenagem da Marinha do Brasil por ter salvado jovem.

Bilu é casado e tem cinco filhos. Atualmente desempregado, ele ganha a vida como mototaxista e fazendo fretes em Parnaíba, cidade a 318 km de Teresina. "Aprendi a nadar cedo. Uma vez, há muito tempo, tive que salvar um irmão meu", explicou, se referindo às habilidades de salvamento aquático.

E foi por seu ato heroico que Bilu recebeu uma homenagem da Marinha do Brasil. O capitão de fragata da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), Benjamim Duarte, disse ao G1 que apesar do acidente ter sido um acontecimento triste, a Marinha valoriza atitudes como a do mototaxista.

"Ele estava em um momento de lazer com a família, quando ouviu os gritos de socorro e teve a coragem de entrar na água. Estava escuro, porque tinha faltado energia e ainda assim ele conseguiu salvar uma das jovens",
afirmou o capitão Duarte.

O capitão dos portos disse que Bilu agiu como um verdadeiro marinheiro. "Essa atitude precisava ser reconhecida. A Marinha cultiva valores de salvaguardar a vida humana, ajudar o próximo, o altruísmo. E isso precisa ser reconhecido. Ele recebeu um certificado e um distintivo da Marinha", contou.

"Peguei um colete e tentei colocar em mim, mas não consegui. Dei ele para outro homem que entrou na água para ajudar. Uma hora estava ficando fundo e fiquei com medo".


Bilu disse que só conseguiu salvar a jovem porque teve ajuda. "Fiquei muito feliz e honrado com a homenagem da Marinha, mas eu não teria conseguido se não fosse o outro homem que estava na água comigo", disse. Ninguém soube informar a identidade do outro rapaz que entrou na água.

Na escuridão, Bilu conta ter visto apenas uma das jovens. "Ela estava quase morrendo já, mas conseguimos chegar até ela e puxá-la para a margem". A outra jovem, identificada como Mara Luíza, 21 anos, afundou e faleceu e só foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros quase 24 horas depois.

O homem que pilotava a moto aquática deixou o local logo que conseguiu sair da água e não foi encontrado para comentar o ocorrido. Advogados dele compareceram à CPPI e à delegacia para informar que ele está disponível para prestar esclarecimentos.

Acidente é investigado
Imagem: ReproduçãoEncontrado corpo de jovem que desapareceu na Lagoa do Portinho.(Imagem:Reprodução)Encontrado corpo de jovem que desapareceu na Lagoa do Portinho.

A Marinha abriu um inquérito administrativo sobre fato de navegação para investigar o ocorrido. Durante um prazo de 90 dias, oficiais farão as perícias e laudos necessários para determinar a causa do acidente.

Segundo a Marinha, o homem que conduzida a moto aquática não possuí a habilitação necessária para conduzir esse tipo de veículo.

A Polícia Civil também acompanha o caso. Um inquérito policial, que vai contar com o apoio dos laudos expedidos pela Marinha, deve apurar os fatos relacionados a morte da jovem Mara Luíza.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: marinha, acidente, jovens