Mortalidade de pacientes intubados na UTI pode chegar a 80% no Piauí, aponta COE

08/03/2021 13h52


Fonte G1 PI

Imagem: CCOMJovens são maioria nos leitos de UTI no Piauí, aponta estudo.(Imagem:CCOM)Jovens são maioria nos leitos de UTI no Piauí, aponta estudo.

O Centro de Operações Emergenciais (COE) divulgou um documento com informações sobre a atual situação da pandemia da Covid-19 no Piauí. Conforme a nota, a mortalidade dos pacientes intubados em ventilação mecânica nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pode chegar a 80% no estado. Além disso, o perfil do paciente que adoece e morre vêm mudando com o passar do tempo. Agora, a doença atinge mais pessoas de 20 a 49 anos.

O documento se baseia em estudos realizados sobre a pandemia no estado e no país, como o de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que projetou a curva epidêmica no Piauí e apontou que o pico da pandemia da Covid-19 no estado será em maio.

“Nós temos um estudo da UFPI com a Fiocruz em que mostra que 80% dos pacientes que são intubados e que vão para a ventilação mecânica, eles correm o risco de irem a óbito. Então, o perfil dos pacientes tem mudado nesses últimos dias. Eram pessoas acima de 70 anos, agora está entre jovens de 20 a 49 anos. São aqueles que estão saindo, se aglomerando e causando todo esse efeito devastador”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

O COE informou que, após a virada do ano, tanto os casos de internações quanto de óbitos vêm aumentando em todo o país. Atualmente, 17 estados estão com taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. Ou seja, boa parte das unidades federativas estão necessitando dos mesmos insumos, como oxigênio e medicamentos, o que gera uma demanda maior nacional, podendo causar o desabastecimento das unidades hospitalares.

Por isso, para os especialistas do centro, não há possibilidade de reduzir internações sem restringir a circulação de pessoas. Apesar das medidas restritivas determinadas pelo Governo do Piauí, o COE alerta que a população está desobedecendo às normas sanitárias.

“Na contramão dessa estratégia, dados apontam que no pior momento da pandemia, desde o dia 5 de março de 2021, o Piauí apresenta sua menor taxa de isolamento social, com alta taxa de circulação de pessoas na capital e aglomerações nas cidades do interior e nos povoados”, comunicou o COE no documento.

Medidas restritivas

O Governo do Piauí determinou novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia de coronavírus. Entre as medidas está a restrição do funcionamento dos bares e restaurantes, que só podem funcionar até as 21h, e permanecer fechados durante os finais de semana. O decreto tem validade até 15 de março.

Está proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas ou espaços e vias privados equiparados à vias públicas entre as 22h e 5h, com exceção para casos de extrema necessidade.

O comércio em geral só poderá funcionar até as 17h. Os shoppings centers, e as lojas que eles abrigam, poderão ficar abertos até as 21h. Bares e restaurantes poderão oferecer apresentação musical ou som ambiente. 

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pacientes, medidas, pandemia