Moradores registram lixo queimado e seringa com agulha em praia do Piauí

30/04/2021 14h22


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo pessoalMoradores registram lixo queimado e até seringa em praia do Piauí.(Imagem:Arquivo pessoal)Moradores registram lixo queimado e até seringa em praia do Piauí.

Fotos feitas por moradores de Cajueiro do Praia, litoral do Piauí, registraram a presença de lixo queimado e até seringa em praias do município, em especial na praia da Ponta do Sardim. Ainda não se sabe qual a origem do material.

“Quem anda com frequência na praia, como eu, percebe a grande quantidade de lixo em várias praias, como Cajueiro, Barrinha, Barra Grande, Ponta do Sardim... É uma tristeza ver um litoral que é tão pequeno e não é cuidado como deveria”, disse um morador.
Imagem: Arquivo pessoalMoradores registram lixo queimado e até seringa em praia do Piauí.(Imagem: Arquivo pessoal)Moradores registram lixo queimado e até seringa em praia do Piauí.

Segundo ele, moradores e donos de estabelecimentos, muitas vezes, jogam lixo diretamente na praia. Deste vez, contudo, o registro foi feito na quarta-feira (28) e tinha lixo queimado e até uma seringa com agulha, o que oferece riscos aos banhistas e aos animais marinhos e que circulam pela praia.

“Tentaram destruir o lixo, queimar o que ficou na praia, mas sobrou uma seringa. Isso é muito perigoso e um total descaso com o lugar”, disse.

Prefeitura pede conscientização
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Cajueiro da PraiaPrefeito de Cajueiro da Praia disse que praias recebem limpeza periódica.(Imagem:Divulgação/Prefeitura de Cajueiro da Praia)Prefeito de Cajueiro da Praia disse que praias recebem limpeza periódica.

Segundo o prefeito do município de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro (Republicanos), limpezas periódicas são realizadas pela prefeitura, mas é preciso que as pessoas não joguem lixo nas praias, para manter os locais limpos.

"Estamos periodicamente limpando as praias, fazendo o possível, estamos mobilizando alunos da rede municipal, a juventude, para tirar o lixo ao longo das praias do município, para minimizar a problemática que já vem ao longo do tempo. Queremos efetivar políticas públicas nesse sentido. Fizemos em Barra Grande, Cajueiro, em toda a orla, então estamos fazendo. Mas também precisamos da conscientização das pessoas", disse.

Lixo em praias do Nordeste

Toneladas de lixo que apareceram na orla do Rio Grande do Norte e Paraíba desde o dia 16 de abril estão sendo analisadas por especialistas. Amostras deverão ser enviadas pelos estados para contribuir na perícia do material e investigação sobre a origem e responsabilidade pelo dano ambiental. A Polícia Federal apura o caso e ainda não se sabe qual a origem do lixo.
Imagem: Fernanda Zauli/G1Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte.(Imagem:Fernanda Zauli/G1)Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte.

Entre materiais encontrados, há inclusive seringas descartáveis. Ao todo, são 20 toneladas de lixo recolhidas em ambos os estados.

Uma ação conjunta do Consórcio Nordeste busca contribuir com estados e municípios e não se restringe aos afetados até agora, "uma vez que o lixo marinho é um problema mundial e o aparecimento de material no RN e PB – assim como outros fenômenos semelhantes - podem atingir os demais Estados da região".

Tópicos: lixo, estados, praia