Moradores montam barreira na entrada de assentamento no Piauí para proteger idosos da Covid-19

06/05/2020 19h07


Fonte g1

Imagem: Reproduçãomoradores do assentamento Araras(Imagem:Reprodução)
 Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, moradores do assentamento Araras, no município Amarante, a 127 km de Teresina, montam uma barreira humana para proteger cerca de 50 idosos e outras pessoas do grupo de risco da comunidade. Segundo eles, a medida tem impedido a entrada de moradores de outras localidades.

Segundo a técnica em enfermagem, Carmem Pereira, 45 anos, moradora da comunidade há 16 anos, no local moram 75 famílias, cerca de 50 idosos, 90 crianças, além de pessoas com diabetes e em tratamento de hemodiálise.

“Fechamos todo o assentamento com arame farpado e colocamos moradores em pontos estratégicos para evitar a entrada de pessoas estranhas na comunidade. Eles seguram cartazes informando a proibição e pedindo para que fiquem em casa”, disse.

De acordo com Carmem, cerca de cinco a seis pessoas, incluindo mulheres ficam 24 horas por dia de plantão na barreira. Só é permitido a entrada de profissionais da saúde, segurança e justiça, desde que estejam fazendo o uso da máscara.

“Eles fazem o revezamento, todos devidamente protegidos usando as máscaras. Tudo com o objetivo de manter a ordem”, informou.

A moradora explicou que a comunidade existe há mais de 20 anos e produz mandioca, milho, feijão, para consumo próprio e também para comercialização, mas atualmente tem se mantido através do auxílio do Governo Federal e de doações de cestas básicas.

“As mulheres têm barracas nas rodovias para vender os produtos, mas devido a pandemia nossas atividades estão paradas, não estamos comercializando”, explicou.

Até o momento não há nenhum caso suspeito ou confirmado da Covid-19 na comunidade.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook