Moradores fazem protesto após 10 dias sem água em Canto do Buriti, Sul do Piauí

21/07/2020 08h52


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoMoradores fazem manifestações após 10 dias sem água em Canto do Buriti.(Imagem:Divulgação)Moradores fazem manifestações após 10 dias sem água em Canto do Buriti.

Moradores do município de Canto do Buriti, Sul do Piauí, realizaram um protesto nesta segunda-feira (20) em frente à sede da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) para reivindicar a falta de água no município. Segundo eles, o problema que já era recorrente na região se agravou, ultrapassando mais de uma semana sem abastecimento na cidade.

“Esse problema da água está há 10 dias, sempre acontecia nessa época do ano mais quente. A Agespisa alega que é um defeito na principal bomba da cidade e nada foi feito. A população está sofrendo, em todo o município. Nosso sistema é precário, com a última ampliação em 1993 e a cidade já cresceu muito", declarou o empresário local Alex Castro.
O empresário contou que a população vem tentando contato com a empresa responsável pelo abastecimento desde que começou a falta de água na cidade. Ele destacou que a situação do município durante a pandemia do novo coronavírus acaba deixando os moradores ainda mais vulneráveis.

"Eles entraram em contato disponibilizando uma nota para a população apenas no domingo, quando foi notificada a manifestação, que deu poucas pessoas por conta da pandemia e ninguém querer se aglomerar. Outro problema é a falta de água durante a doença, que torna tudo ainda pior", disse o morador.

Em nota, a Agespisa informou que a bomba do principal poço que abastece a cidade queimou e que um novo equipamento foi instalado, obtendo 20% da vazão original. Segundo a empresa, o abastecimento nas áreas centrais e baixas de Canto do Buriti está sendo regularizado gradativamente.

Em um bairro do município, a água disponível chegou até às casas, mas com coloração diferente. "Esse vídeo corresponde ao bairro Santa Luz, no qual vários moradores detectaram uma coloração estranha na água. Não sabemos ao que corresponde, pode ser ferro, ou qualquer outra coisa. É muito sério isso", comentou Alex.

A Agespisa informou ainda que o problema foi detectado e que iniciará a manutenção nesta terça-feira (21). "A empresa vai encaminhar equipes para a perfuração de pelo menos mais dois poços, um localizado em área de topografia elevada e outro para substituir o poço obstruído pela bomba queimada, caso não seja possível retirar o equipamento", acrescentou a nota.

Nota na íntegra
No início da semana passada, oscilações de energia elétrica provocaram a queima da bomba do principal poço que abastece a cidade, fornecendo cerca de 90 mil litros de água por hora. Por conta de dificuldades para retirar o equipamento danificado, foi necessário encaminhar uma máquina perfuratriz, com equipe de Teresina, para executar o serviço. Porém, mesmo com o aparato, ainda não foi possível retirar a bomba queimada para realizar a substituição. A empresa então instalou uma nova bomba sobre o equipamento danificado, obtendo 20% da vazão original.

O abastecimento nas áreas centrais e baixas de Canto do Buriti está sendo regularizado gradativamente. Para restabelecer o fornecimento nas áreas altas, a Agespisa vai interligar, em caráter emergencial, um novo poço ao sistema ainda neste domingo (19). Já a partir desta segunda-feira (20), técnicos da Superintendência Sul vão começar a equipar mais dois poços para garantir o abastecimento regular.

Na terça-feira (21), a empresa vai encaminhar equipes para a perfuração de pelo menos mais dois poços, um localizado em área de topografia elevada e outro para substituir o poço obstruído pela bomba queimada, caso não seja possível retirar o equipamento.

“Desde que detectamos o problema, os colaboradores da empresa têm trabalhado de forma ininterrupta para solucionar a situação. Com essas ações emergenciais, esperamos regularizar o abastecimento de Canto do Buriti. Estamos enviando mais equipes e todos os materiais necessários para os serviços que serão executados”, ressalta o diretor de Operações da Agespisa, José Maria Carvalho.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui