Moradores de Currais denunciam que lagoa estaria contaminada com veneno

06/02/2022 14h36


Fonte cidade verde

Moradores de Currais denunciam que lagoa estaria contaminada com veneno(Imagem:Reprodução)
Moradores de Currais (a 640 km de Teresina) denunciam que uma lagoa da localidade Terçado, na zona rural do município, estaria contaminada com veneno. A população da região relata sujeira na lagoa que é usada para consumo de água.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Maria Betânia Ferreira, que é filha de um morador da localidade, contou que a situação está grave e que as pessoas não conseguem mais utilizar a lagoa para o abastecimento humano.

“A lagoa está numa situação grave, onde as pessoas não podem mais usar pro consumo. Devido às chuvas, foi levado muita água com veneno das serras e acabou prejudicando nossa água. A lagoa é uma nascente, na qual deságua no riacho de toda a comunidade e os moradores a utilizam pro consumo, pegam água no riacho, ou mesmo colocam bomba pra puxar água do riacho pra casa, agora não dá pra consumir pois é muito suja e com cheiro de veneno”, explica Maria Betânia.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Currais informou que já tem conhecimento do fato. O secretário de Meio Ambiente, Mark Rony Lopes, explicou que ainda deverá fazer uma análise da água da lagoa para indicar se há presença de algum veneno ou defensor agrícola.

“O proprietário da lagoa fez uma coleta de água e vai nos entregar para fazermos a análise da água para saber se tem algum vestígio defensor agrícola ou não. Será produzido um relatório com todos os danos e impactos causados e será publicado no Diário Oficial do Município, se houver algum indício que houve uma ação de alguém ou de algum lugar, que houve a intenção de prejudicar o local, também vamos tomar as providencias cabíveis”, ressalta.

O secretário Mark Rony Lopes acrescentou ainda que a lagoa fica em uma propriedade privada e que o proprietário relatou que uma enchente levou argila para a lagoa.

“A Prefeitura tem conhecimento do problema que aconteceu na Lagoa do Terçado. Devido às chuvas que teve em cima do cerrado, conforme o próprio proprietário da propriedade que a lagoa fica localizada, ele disse que a chuva foi em cima da serra que trouxe essa enchente e trazendo essa argila amarela, a qual mudou a coloração da lagoa”, informa Mark Rony Lopes.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: lagoa, consumo, veneno