Moradores de assentamento no Sul do Piauí sofrem com falta de água há três meses

04/06/2021 14h50

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: Prefeitura de São Raimundo NonatoAssentamento Novo Zabelê, em São Raimundo Nonato.(Imagem:Prefeitura de São Raimundo Nonato)Assentamento Novo Zabelê, em São Raimundo Nonato.

Moradores do assentamento Novo Zabelê, na zona rural de São Raimundo Nonato, município 517 km ao Sul de Teresina, reclamam da falta de água que afeta a região, segundo eles, há três meses.

Procurada pelo G1, a Agespisa, responsável por águas e esgotos no Piauí, informou que o povoado é abastecido pelo sistema Serra Branca, que é composto por três poços, mas que um deles está danificado, após o rompimento de cabos e uma bomba.

De acordo com a empresa, o abastecimento de água das partes mais altas da região é difícil com apenas dois poços em funcionamento.

O morador do povoado Igor Ferreira relatou que cerca de mil habitantes estão sofrendo com a falta de água para a realização de atividades diárias, e até o posto médico da região não é abastecido.

"Eles soltam um pouco de água, dizem que é racionamento, mas como o terreno é irregular, alguns recebem água e outros não. É um problema que vem afetando toda a comunidade, porque não é todo mundo que tem sua cisterna no muro e quem tem suas cisternas, elas já secaram", contou o morador.

A Agespisa confirmou a dificuldade no fornecimento para todos, devido à situação do terreno, que possui pontos mais altos onde a água não tem força para chegar. A assessoria informou que está providenciando a compra de novos equipamentos e que o problema será resolvido até a segunda-feira (7).

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ?gua, regi?o, n?o