Ministério Público Eleitoral intensifica fiscalização para eleições 2022 no Piauí

30/09/2022 08h48


Fonte G1 PI

A três dias das eleições 2022, o Ministério Público Eleitoral (MPE) intensifica a fiscalização no Piauí. De acordo com o procurador regional Marco Túlio Caminha, o trabalho na reta final terá como foco o combate aos crimes de propaganda eleitoral e boca de urna, praticados principalmente na véspera e no dia do pleito.

“Os próximos dias serão de intensa fiscalização por parte do MPE e de todas as forças de segurança. Há uma atenção especial na véspera e no dia da eleição, porque é o momento de intensificar o combate a corrupção eleitoral e ao derrame de santinhos, que é uma questão que estamos muito atentos”, afirmou Marco Túlio Caminha.

O trabalho será feito em Teresina e nos outros 223 municípios do estado. “Fizemos uma orientação através de circular para todas as forças de segurança e promotores eleitorais em cada município, orientando para esses atos que podem ocorrer, principalmente, na véspera das eleições, como o derrame de santinhos nas ruas”, disse o procurador.
Imagem: Lucas Marreiros/g1Procurador regional eleitoral do Piauí, Marco Túlio Caminha.(Imagem:Lucas Marreiros/g1)Procurador regional eleitoral do Piauí, Marco Túlio Caminha.

Marco Túlio Caminha explicou que essa prática prejudica a lisura do processo eleitoral. “Sabemos que, muitas vezes, o brasileiro é indeciso até aquele último momento do voto. Então pode acontecer dessas pessoas pegarem aquele santinho e passar a voltar naquela pessoa”, afirmou.

“É um crime grave, um ato ilícito eleitoral grave, porque além de burlar a consciência do eleitor ainda ocorre dos candidatos que têm mais verbas, mais poder econômico, que podem gastar mais com os santinhos, às vezes, até mesmo pelo financiamento público, enquanto outros não, desvirtuando o equilíbrio eleitoral”,
completou.

O procurador alertou que o eleitor é peça fundamental para a fiscalização do processo eleitoral. “O MPE precisa da ajuda do cidadão para combater os crimes eleitorais. Todo eleitor que sentir sua privacidade invadida ou incomodado com alguma situação, como coação ou oferta de vantagem para votar em determinado candidato, deve denunciar”, afirmou.

“O candidato que oferece vantagem para obter o voto é um criminoso, um bandido. Ele não pode ser eleito. Se eleito, ele será um bandido maior ainda. Ele vai corromper e deixar que se corrompa e o Brasil não merece mais isso. Então contamos com a ajuda de todos para termos eleições limpas e sejam escolhidos realmente os melhores candidatos e candidatos”,
declarou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui