Ministério da Saúde autoriza HU da UFPI a tratar pacientes com câncer

08/01/2017 08h34


Fonte G1 PI

O Ministério da Saúde autorizou o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a diagnosticar e tratar pacientes com câncer. Apesar da boa notícia, o setor de oncologia da unidade hospitalar só vai operar em plenitude quando a Prefeitura de Teresina autorizar o repasse de verbas para custear a manutenção do serviço. A liberação do HU para tratamento oncológico foi publicada no Diário Oficial da União do dia 4.

“Já conversamos com o gestor municipal de saúde para ver essa questão do custeio do tratamento. A prefeitura já recebe uma verba para pacientes oncológicos, então o Ministério da Saúde entendeu que parte dessa verba pode custear esse setor do hospital universitário. Dependemos de uma assinatura do gestor para o repasse dessa verba seja realizado”,
disse Eulálio Damásio, gerente de atenção do HU-UFPI.

Imagem: Carlos Rocha/ G1PIHospital Universitário da UFPI.(Imagem:Carlos Rocha/ G1PI)Hospital Universitário da UFPI.

Segundo Alduina Monteiro, coordenadora de gestão SUS, o repasse vai depender da continuidade das negociações entre o HU e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O setor de oncologia do HU está preparado para diagnosticar e tratar cinco tipos de câncer: de pele, mama, colo de útero, pulmão e de colo intestinal. “Esses pacientes serão recebidos da seguinte forma, eles serão atendidos em consulta regulada pela Prefeitura de Teresina ou cidades com que o hospital tem convênio. Eles virão para um consulta para cá, se o diagnóstico for de câncer e estiver entre esses cinco tipos, ele será atendido no HU”, contou Eulálio Damásio.

Os pacientes que já estão em tratamento em outro local não serão atendidos no Hospital Universitário, apenas aqueles não tiveram ainda atendimento oncológico. Outra porta de entrada são os pacientes que estão internados em algum hospital da rede pública e recebe o diagnóstico de câncer durante a internação.

Segundo dados do site da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora do HU-UFPI, o setor de oncologia tem capacidade para realizar, por mês, 500 consultas com especialistas, 600 exames de ultrassom, 400 exames endoscópicos e 200 exames anatomopatológicos.

No setor irão atuar oito oncologistas clínicos e três cirurgiões oncológicos, além de profissionais de outras especialidades e que já integram o corpo clínico do HU como urologistas, ginecologistas, mastologistas, proctologistas, cirurgiões torácicos e cirurgiões gerais.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook