Meteorologia indica risco de temporal para todo o Piauí nesta quarta-feira (17); veja a previsão

17/05/2023 12h52


Fonte G1 PI

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alerta de perigo potencial para chuvas intensas, que cobrem quase todo o território do Piauí. Segundo o aviso, o risco maior é para parte das cidades que ficam na divisa entre o Piauí e o Maranhão.

Para essa região sob Alerta Laranja, há o risco de temporal com ventos intensos, de até 100 km/h, e entre 50 e 100 milímetros de chuva por dia. Por isso, pode haver corte de energia elétrica, queda de galhos de árvore, alagamentos e descargas elétricas.
Imagem: Inmet  Meteorologia indica risco de temporal para todo o Piauí nesta quarta-feira (17); veja a previsão.(Imagem:Inmet ) Meteorologia indica risco de temporal para todo o Piauí nesta quarta-feira (17); veja a previsão.

O restante do estado está sob Alerta Amarelo, que indica possibilidade de chuvas que podem chegar a 30 mm/h, ou até 50 mm/dia.

O Inmet instrui que em caso de rajadas de vento não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Pelo mesmo motivo, também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Maio chuvoso
Imagem: Divulgação  Chuva de domingo (14) foi a maior registrada em maio no Piauí desde 2009, diz climatologista.(Imagem:Divulgação ) Chuva de domingo (14) foi a maior registrada em maio no Piauí desde 2009, diz climatologista.

Em abril, um estudo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) previu que, a partir do mês de maio, seriam registradas elevações de temperaturas e reduções nos volumes chuva e da umidade do solo.

“Ainda teremos chuva em maio, é o momento da pós-estação. Porém essas chuvas reduzem pela metade do valor de abril. A partir daí, começa a transição para a fase seca, que é marcada pela perda da umidade do solo, pela diminuição da cobertura de nuvens e pelo aumento da temperatura do ar”,
explicou na época o climatologista Werton Costa.

As chuvas dos últimos dias seriam um efeito desse aumento da temperatura, em choque com uma frente fria que invadiu o continente durante o último final de semana. Ao chegar no Piauí, a frente fria se choca com o ar quente, e desse choque surgem os temporais.

A situação propiciou a forte chuva de domingo (14), que destruiu casas e causou alagamentos em várias regiões de Teresina, principalmente na Zona Sul da capital, e que pode ter sido a maior chuva para o mês em 14 anos. Segundo Werton Costa, há a possibilidade de chuvas fortes durante toda a semana.

"Existe a chance de essa frente fria ser estacionária, ficar no Piauí durante toda a semana. Se ela vai causar chuvas como essa, é uma incerteza matemática. Podemos esperar qualquer coisa, inclusive não chover, e apenas nebulosidade, tempo abagado e garoa",
comentou Werton.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: semana, mai?, chuvas