Metade dos 50 presos que fugiram de presídios do Piauí foi recapturada

28/09/2015 08h28


Fonte G1 PI

Um relatório da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) aponta que, dos 51 presos que fugiram de penitenciárias do Piauí em 2015, metade foi recapturada.

O documento, divulgado neste domingo (27), também mostra que 56 tentativas de fuga foram abortadas no ano.Somente da fuga em massa que ocorreu na Penitenciária Regional Irmão Guido na quinta-feira (24), cinco presos foram recapturados: dois ainda no dia da fuga, outros dois na sexta-feira (25) e um neste fim de semana.

Imagem: OAB-PIPerintenciária teve 13 fugas apenas em 2015.(Imagem:OAB-PI)Perintenciária teve 13 fugas apenas em 2015.

Segundo a Sejus, a última tentativa de evasão foi abortada nesse sábado (26) na Irmão Guido, durante uma vistoria estrutural realizada por policiais militares e agentes penitenciários. Uma "teresa", corda artesanal que seria utilizada em tentativa de fuga, foi encontrada com detentos do pavilhão A.

Agentes são investigados

De acordo com a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa, ao todo, 13 fugas aconteceram no ano em todo o sistema penitenciário do Piauí, nove delas somente na Irmão Guido. Isso fez com que a Secretaria de Justiça abrisse sindicância para investigar o alto número de evasões na unidade e possível envolvimento de agentes penitenciários.

Imagem: Divulgação/SinpoljuspiClique para ampliarGrupo de 15 presos cava buraco e foge da Irmão Guido.(Imagem:Divulgação/Sinpoljuspi)Grupo de 15 presos cava buraco e foge da Irmão Guido.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Simpoljusi) negou qualquer chance de agentes terem facilitado as fugas. De acordo com o secretario administrativo do Simpoljusi, Kleiton Holanda, todas as vezes que há fugas nas penitenciárias do estado, são abertas sindicâncias para apurar.

“Essas são as desculpas todas as vezes utilizadas pelos presos que fogem, para tirar a culpa deles, colocam nos agentes. E a secretaria sempre abre sindicância, mas a única conclusão que chega é que existe uma precariedade no sistema penitenciário do Piauí. Nunca acharam participação dos agentes nesses casos”, disse.

Vistorias na Irmão Guido abortam fuga e apreendem objetos

Dando continuidade aos procedimentos de prevenção e contenção nas unidades prisionais do Piauí, vistorias foram realizadas neste final de semana na Penitenciária Regional Irmão Guido. Objetos e drogas foram apreendidos.

Durante a vistoria deste domingo (28), foram apreendidos celulares, drogas, cachimbos e armas artesanais. De acordo com o diretor de Inteligência e Proteção Externa, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, as vistorias são realizadas diariamente e destaca a parceria entre as forças de segurança.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook