Menino furta chave da delegacia e solta preso no Piauí

20/08/2010 11h37

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarDelegacia de Barras(Imagem:Divulgação)Delegacia de Barras
É molecágem! Não dá para acreditar, mas aconteceu na sétima maior cidade do Piauí! O ex-presidiário Décio Adriano da Silva, que estava preso na delegacia de Barras após cumprir pena e se envolver com outro crime, fugiu na manhã de ontem (19) ajudado por um adolescente que depois de vários dias analisando o movimento na delegacia, descobriu onde as chaves das celas eram guardadas.

O garoto após pegar a chave, entregou ao presidiário Décio Adriano da Silva, que saiu livremente, já que o Distrito Policial possui apenas 7 policiais e quando os mesmos saem em diligência, ficam apenas o escrivão ou outros funcionários burocráticos. Barras tem 45 mil habitantes e por irresponsabilidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, apenas 7 policiais sem condições adequadas para o trabalho são lotados.

Décio Adriano da Silva fugiu em seu próprio automóvel. O carro já foi localizado pela Polícia em uma comunidade da zona rural de Barras. Ainda na tarde de ontem (19), o adolescente foi devolver a chave no Distrito Policial e foi ouvido pelos policiais, mas é menor de idade, protegido pela ECA – Estatuto do Menor (…) nada irá acontecer com ele!

O PASSADO DE DÉCIO ADRIANO DA SILVA

O ex-presidiário já é velho conhecido da Polícia. Ele foi encaminhado à penitenciária Luís Gonzaga Rabelo, na cidade de Esperantina, localizada na Região da Grande Barras, quando foi preso pela “Operação Barras Limpa”, realizada pelo então Delegado Laércio Lima Oliveira (que perseguido politicamente, deixou a Delegacia de Polícia de Barras, mesmo fazendo um excelente trabalho, inclusive preventivo). Laércio Lima de Oliveira havia prendido Décio Adriano em conjunto com a Polícia Militar de Esperantina sob o comando do Tenente Albuquerque, em julho do ano passado.

Na época, Décio Adriano foi preso em flagrante com maconha e cocaína em quantidade que se configurava tráfico, já embaladas em sacos de dim-dim.

Ele já esteve preso na penitenciária da Papuda, no Distrito Federal e, de acordo com os relatórios que vieram de lá, cometeu um homicídio dentro do presídio. Ele estava em liberdade condicional e não podia sair do Distrito Federal, mas voltou para Barras e começou a cometer crimes. No carnaval, ele foi novamente detido e depois solto através de influências políticas.

O traficante já trabalhou como motorista particularda ex-primeira-dama de Barras, Nize Caldas Brito Pereira Damasceno, que hoje é candidata à deputada estadual.

FRAGILIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA NO INTERIOR DO PIAUÍ

Viaturas sucateadas, combustível pago pelas prefeituras (prefeitos passam a mandar nos delegados e fazem sua lei). Ajuda de custo pago aos policiais pelas prefeituras. Em Barras já houve até briga corporal no meio da rua entre delegado e policial motivada por partilha de dinheiro repassado pela Prefeitura Municipal. UMA VERGONHA! E ainda existem candidatos governistas criticando e falando em melhorias na segurança pública do Piauí!

Texto: Rainaldo Barros Torres – Tribuna de Barras