Menino de 10 anos com Síndrome de Down aposta na arte abstrata e vende quadros por até R$ 800

10/02/2020 14h33


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /SeidJoão Elyo começou a produzir as obras de arte aos 8 anos de idade.(Imagem:Divulgação /Seid)João Elyo começou a produzir as obras de arte aos 8 anos de idade.

Desde bem pequeno apaixonado por cores, João Elyo, de 10 anos, aposta nas mais vibrantes para se expressar e já conquista os olhares apurados de artistas experientes. Apostando nas pinturas abstratas, o garoto expôs suas obras nesta segunda-feira (10) em Teresina. Ele vende suas telas por até R$ 800 e já recebeu convites para expor as obras no Rio de Janeiro, em Paris e Bruxelas.

Elenilza Araújo, mãe do João Elyo, diz que o menino foi ensinado desde bem pequeno a brincar com as cores e se tornou um entusiasta delas. O garoto mora e estuda em uma escola de Esperantina, a 180 km de Teresina, e se divide entre a cidade e a capital para acompanhamento profissional.

“Como ele tem Síndrome de Down, assim que descobrimos, com um mês de vida ele já começou a ter acompanhamento com profissionais. A questão artística ele iniciou com oito anos e já fez uma exposição no início de 2019. Ele já era apaixonado pelas cores porque em casa a gente já trabalhava isso, até nas roupas que ele vestia, a gente ia ensinando”,
explicou.
Imagem: Divulgação / SeidQuadros de João Elyo que estiveram na exposição na sede do Seid, Centro de Teresina.(Imagem:Divulgação / Seid)Quadros de João Elyo que estiveram na exposição na sede do Seid, Centro de Teresina.

O reconhecimento como artista veio cerca de um ano depois que ele começou a pintar, quando expôs as primeiras telas no maior teatro do estado, o Teatro 4 de Setembro, no Centro da capital. Desde então, os convites não pararam de chegar, assim como as propostas para adquirir as obras do pequeno pintor.

“Primeiro ele expôs 14 obras, depois expôs na Casa da Cultura. Começou a vender obras, começou a ser conhecido também pelo Instagram. Lisandra Miguel (artista plástica paulista que mora no Rio de Janeiro) avaliou as obras dele e pediu que ele fosse expor na Sala de Leitura, em um shopping do Rio. Ele recebeu convites também para ir para Paris e Bruxelas”,
contou a mãe.

As exposições estão previstas para o segundo semestre de 2020. Segundo a mãe, o garoto tem recebido apoio e já tem garantidas as passagens para o Rio de Janeiro, para onde ele irá em março.

Quadro vendidos
Fafá Guimarães, produtora cultural, disse que a exposição desta segunda-feira (10), na sede da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), garantiu a venda de dois quadros.

“Eles trouxeram sete obras, venderam dois e vão vender mais dois. O artista sobrevive de sua arte, com 10 anos ele já sobrevive de sua arte. O jogo de cores, a composição, as harmonias, me deixam arrepiada. É muito interessante o que ele produz”,
declarou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook