Médicos fazem paralisação de advertência no Piauí; consultas e exames são cancelados

03/04/2017 10h34


Fonte G1 PI

Médicos das unidades de saúde da rede estadual do Piauí paralisaram as atividades nesta segunda-feira (3), em advertência devido à falta de reposição salarial prometida pelo governo. De acordo com a categoria, atendimentos laboratoriais, consultas e exames foram cancelados. Apenas o regime de urgência e emergência serão mantidos.

"É uma paralisação de advertência para cobrar do governo os acordos firmados em junho de 2015, principalmente ao que se refere ao reajuste salarial. A categoria está há quase três anos sem aumento, ganhamos a metade do piso do médico que faz 20h que é de R$ 13 mil. Até os profissionais da rede municipal recebem 60% a mais do que nós. É uma defasagem muito grande", declarou o diretor do Sindicato dos Médicos (Simepi), Valriam Feitosa.

Segundo Simepi, o pagamento do reajuste salarial de menos de 10% seria feito em etapas. A primeira seria cumprida a partir 2015 até 2017, no entanto acumulou e sem previsão dos médicos receberem. Outra reivindicação da categoria refere-se às condições de trabalho.

"Os hospitais estão sucateados, sem estrutura para receber uma demanda tão grande tanto em Teresina como no interior. A paralisação de 24h tem adesão de 90% dos médicos e vamos aguardar um posicionamento do governo. Nesta terça-feira realizaremos uma nova assembleia para definir como fica o movimento", comentou Valriam Feitosa.

O secretário estadual de administração, Franzé Silva, disse que o governador informou que só vai falar de reajuste depois do fechamento da receita do primeiro quadrimestre. Ele explicou também que isso está sendo feito para evitar que acordos feitos não sejam cumpridos.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui