Maternidade Dona Evangelina Rosa equilibra finanças e faz série de obras

04/06/2019 08h12


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarMaternidade Dona Evangelina Rosa equilibra finanças e faz série de obras.(Imagem:Cidadeverde.com)

Na contramão da crise financeira que atinge o Brasil, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) conseguiu alcançar equilíbrio fiscal, igualando as despesas com as receitas. O feito é comemorado pela gestão que administra a maternidade há dois anos.

Com 43 anos de funcionamento, a Maternidade Dona Evangelina Rosa faz atualmente dez mil atendimentos por mês. Gestantes de alto risco do Piauí e de Estados vizinhos buscam a assistência diariamente, no entanto, pacientes em macas nos corredores superlotados não é mais uma realidade na rotina da MDER.

O diretor-geral da MDER, Francisco Macêdo, afirma que é um “grande desafio” administrar a segunda maior maternidade pública do Nordeste. O gestor reconhece que nos últimos anos enfrentou graves problemas, como a falta de insumos, recursos e problemas estruturais, mas ressalta que as dificuldades estão sendo superadas e afirma que a Evangelina Rosa se destaca entre os melhores hospitais públicos do Piauí.

“Quando adentramos na maternidade, em maio de 2017, havia um débito bem alto e com economia, com abraçamento entre Governo do Estado, secretaria Estadual de Saúde e a equipe da maternidade nós hoje conseguimos empatar receita e despesa. Ou seja, a maternidade não tem débito e o que a gente está produzindo e recebe de custeio do governo do Estado casou com as nossas despesas. A tendência desse ritmo é que a maternidade se tornará uma casa superavitária. Eu arriscaria até a dizer que a maternidade hoje um dos melhores hospitais públicos do Estado”, analisa o diretor Francisco Macêdo.

Nesta semana a MDER inaugura a reforma na Ala C, que foi beneficiada com a ampliação de 20 leitos. Nos últimos dois anos a maternidade recuperou enfermarias, inaugurou sala de admissão com estabilização dotada de equipamentos para monitoramento de pacientes de urgência, reconstruiu parque tecnológico de imagem, instalação de novo piso em centro cirúrgico e centro obstétrico, fez uma nova central de materiais e esterilização, dentre outros avanços.

“Duplicamos a capacidade de esterilização de materiais da maternidade. Hoje nós temos capacidade para esterilizar material no montante de 1400 kg por dia. E já estamos terminando a montagem de uma nova autoclave que irá aumentar ainda mais essa capacidade da maternidade em ter material a tempo e hora”
, destaca Francisco Macêdo.

A segurança do pacientes é um dos pilares da gestão atual. Em março deste ano, a maternidade Dona Evangelina Rosa investiu R$73 mil e adquiriu uma máquina unitarizadora, que faz fracionamento de medicamentos. O equipamento, adquirido de forma pioneira, foi pago com recursos próprios da MDER e garante controle na medicação.

Interdição contribui para avanço

A MDER conta com 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (10 maternos e 30 neonatais),dez destes inaugurados na atual gestão. Nos próximos meses irá iniciar a importante reforma na Ala D da maternidade. Será uma obra que vai contemplar UTIs neonatal, materna e Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo) e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru - que atendem bebês prematuros em tratamento.

A direção da MDER ressalta que o governo do Estado se empenhou em realizar urgentes obras recomendadas pelo Conselho Regional de Medicina e Ministério Público Estadual.

O CRM chegou interditar eticamente a Evangelina Rosa em novembro de 2018 para que obras emergências fossem feitas. A direção cumpriu as orientações do Conselho e a interdição chegou ao fim.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui