Marias Aparecidas: netas carregam o nome da santa e a devoção das avós no Piauí

12/10/2022 10h00


Fonte ClubeNews

Imagem: Arquivo pessoalMaria de Jesus ao lado da neta Maria Aparecida, e Aparecida Santana ao lado da mãe Vaneide Santana.(Imagem:Arquivo pessoal)Maria de Jesus ao lado da neta Maria Aparecida, e Aparecida Santana ao lado da mãe Vaneide Santana.

A devoção à Nossa Senhora Aparecida transformou a fé de muitas vovós em nome registrado nas certidões de nascimento das netas, que após promessas e orações tiveram seus pedidos atendidos. As “Marias Aparecidas” do Piauí, nomes iguais ao da santa, também carregam a fé e o amor de vó!

A repórter da TV Clube em Floriano, Aparecida Santana, conta a história por trás do seu nome, nesta quarta-feira (12), data em que se comemora o dia da Padroeira do Brasil.

A mãe de Aparecida, Vaneide Santana, engravidou bem jovem, aos 16 anos. Foi uma gravidez de risco. E, diante das incertezas, a sua avó paterna, conhecida como Dona Santa, fez uma promessa para que a nora tivesse uma gestação saudável e um parto tranquilo. Vaneide aceitou! Logo, se a bebê nascesse com saúde e fosse uma menina iria se chamar Maria Aparecida.

“E, no dia 30 de novembro de 1982, eu nasci. E mãe disse logo “é Maria Aparecida” em homenagem a santa que me valeu, cuidou de mim e cuidou dela. A partir disso, toda a minha família tem essa relação muito forte com a santa. Minha mãe sempre faz questão de contar que eu nasci abençoada pela Nossa Senhora e que meu nome é em agradecimento”,
revela a jornalista.
Imagem: Arquivo pessoalAparecida Santana, quando criança, no colo da mãe Vaneide Santana. Na foto ao lado, a avó paterna, Dona Santa.(Imagem:Arquivo pessoal)Aparecida Santana, quando criança, no colo da mãe Vaneide Santana. Na foto ao lado, a avó paterna, Dona Santa.

Além do nome semelhante ao da Padroeira do Brasil, há ainda outro ponto em comum chamado de aniversário onomástico. Ele acontece quando a pessoa cujo nome é uma homenagem a algum santo e, por isso, comemora um “segundo aniversário”, justamente no dia dedicado ao santo homenageado.

“Os padres da Igreja Católica me contaram que no dia 12 de outubro é o meu aniversário onomástico, ou seja, quem tem o nome do santo, no dia do santo, tem um outro aniversário, o que pra mim é uma grande honra”,
destaca Aparecida Santana.

Foi nessa devoção – passada de geração em geração – que também motivou a dona Maria de Jesus de 97 anos, moradora de Teresina, que das oito filhas que teve, seis possuem Maria no nome. E, uma neta em especial, leva o nome de Maria Aparecida, em homenagem a sua santa de devoção.

“Eu fui criada pelos meus avós. Quando eu saí da maternidade no meu cartão de vacina eu tinha o nome de Ingrid, porém, quando minha avó foi me registrar, por achar o nome difícil, ela acabou me registrando como Maria Aparecida, por ser devota de Nossa Senhora”,
conta a neta de Maria de Jesus.
Imagem: Reprodução/Arquivo pessoalMaria de Jesus ao lado da neta Maria Aparecida. (Imagem:Reprodução/Arquivo pessoal)Maria de Jesus ao lado da neta Maria Aparecida.

Por conta do nome, Maria Aparecida cresceu com o apego à santa. Ela atribui à Nossa Senhora as graças que vem recebendo em sua vida e pela ligação emocional com a sua avó que lhe criou.

COMO APARECIDA SURGIU NO BRASIL?

Vale destacar que a popularidade da santa no Brasil começou em 1717, quando pescadores estavam no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, em uma pescaria até então sem sucesso, quando “apareceu” nas águas dois pedaços da imagem de Nossa Senhora, primeiro o corpo e, logo em seguida, a cabeça.
Imagem: Reprodução/ Santuário NacionalNossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. (Imagem:Reprodução/ Santuário Nacional)Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Com isso, os pescadores guardaram a santa no barco, envolta de uma toalha. Após a atitude dos pescadores, uma quantidade grande de peixe surgiu em suas redes.

A partir de então a imagem da santa ganhou destaque nacional e cada vez mais fiéis se deslocavam até a cidade recém-batizada de Aparecida, para prestarem sua devoção à santa que “apareceu” no Brasil. E, no dia 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI, assinou o decreto que tornava Nossa Senhora Aparecida oficialmente Padroeira do Brasil.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: brasil, nome, aparecida