Mais de mil estudantes piauienses conquistaram prêmios nas Olimpíadas Nacionais do Conhecimento

04/01/2024 10h13


Fonte Governo do Piauí

Em 2023, a educação do Piauí alcançou grande destaque nas olimpíadas nacionais do conhecimento. Foram 1.266 medalhas conquistadas pelos estudantes piauienses, sendo de ouro, prata e bronze. Além disso, 413 medalhas em olimpíadas estaduais também foram conquistadas.

O aumento expressivo do desempenho dos estudantes nas competições é fruto do projeto inédito lançado em 2023, o Seduc Olímpica. O projeto surgiu com o objetivo de preparar os estudantes das escolas estaduais para eventos educacionais, como olimpíadas, feiras de ciências e torneios, contribuindo para o avanço da proficiência em todos os componentes curriculares da educação básica.

Dentre as competições de conhecimento nacional que premiaram os piauienses se destacam a Olimpíada Mandacaru da Matemática, com 107 medalhas conquistadas; a Obmep, com 43 medalhas; e a Olimpíada Nacional de Ciências, com 42 medalhas.
Imagem: DivulgaçãoForam 1.266 medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas pelos alunos das escolas estaduais.(Imagem:Divulgação)Foram 1.266 medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas pelos alunos das escolas estaduais.

Durante o ano de 2023, foram realizados três eventos que fomentaram o engajamento e participação dos estudantes por todo o Piauí e foram grandes incentivos para a conquista de bolsas, medalhas e menções honrosas. São eles: o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), criado com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep); a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (Olinpi), com foco na melhoria da leitura e da escrita; e a Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes para impulsionar o desempenho dos estudantes na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

As olimpíadas nacionais do conhecimento, realizadas ao longo do ano, desempenham um importante papel de aprendizado aos estudantes, impulsionando o rendimento escolar ao estimular o aprofundamento nas disciplinas.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o protagonismo dos estudantes e as ações desenvolvidas pela Seduc para a preparação em olimpíadas. “Os nossos estudantes estão de parabéns pelas grandes conquistas alcançadas ao longo do ano de 2023. Estamos trabalhando em diferentes frentes de ações que resultam na garantia de oportunidade aos nossos estudantes para estas experiências de aprendizagem. Nosso papel é criar as oportunidades por meio dos projetos pedagógicos para que os estudantes conheçam o máximo de atividades, de olimpíadas e consigamos extrair todo o potencial dos alunos e alunas”, comentou o gestor.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui