Mais de 63% dos adolescentes piauienses ainda não tiraram o título de eleitor

02/05/2022 11h17


Fonte ClubeNews

Imagem: Antônio Augusto/ TSEUrna eletrônica.(Imagem:Antônio Augusto/ TSE)Urna eletrônica.

A dois dias do fim do prazo de emissão e regularização do título eleitoral, no dia 4 de maio, somente 40.542 piauienses entre 15 e 17 anos procuraram a Justiça Eleitoral para tirar o título e votar pela primeira vez. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o estado tem 54.616 jovens de 16 anos e 55.127 jovens de 17 anos – um total de 109.743 pessoas que podem votar pela primeira vez em 2022.

Os adolescentes de 15 anos estão incluídos no balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) porque, pela lei, os jovens brasileiros de 15 anos que completarão 16 anos até até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, podem tirar o título. Para a população de 16 e 17 anos o voto não é obrigatório.

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a procura de jovens pelo título de eleitor para o pleito deste ano superou as eleições de 2018 e 2014. O número de adolescentes que solicitou o título cresceu no mês de abril. Até cerca de um mês atrás, o balanço do TSE indicava que a adesão deste ano era a menor desde a promulgação da Constituição de 1988, quando jovens dessa faixa etária ganharam o direito de votar.

Como tirar o título eleitoral?

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado; e o certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.

Acesse a página Tudo sobre o Título Eleitoral e veja mais informações.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: tribunal, jovens, eleitoral