Mais de 40 PMs testaram positivo para a Covid-19 no Piauí e 14 estão recuperados, diz relatório

27/05/2020 14h50


Fonte G1 PI

O Piauí apresenta 45 policiais militares infectados pelo novo coronavírus, segundo o comando-geral da corporação nesta quarta-feira (27). Na noite de terça-feira (26), foi registrada a primeira morte de um PM pela Covid-19 no estado. O cabo Antônio Francisco Braga, de 46 anos, faleceu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Há dez dias, 15 PMs haviam contraído o vírus. Atualmente, dos 45 policiais que testaram positivo, 14 deles já se recuperaram e retornaram ao trabalho.

O comandante-geral da PM do Piauí, coronel Lindomar Castilho, informou que a corporação tem adotado medidas para repor o efetivo e não prejudicar as atividades da polícia durante a pandemia.

“Nós sabíamos que ao longo dessa jornada, poderíamos ter baixa no número de policiais, porque estamos na frente dessa batalha. Então, é natural que tenha uma baixa de policiais no Piauí e no Brasil. Então, nós adotamos duas medidas para repor o efetivo. A primeira delas foi reduzir o quadro administrativo. Nós estamos priorizando, a parte operacional. Também cancelamos todas as férias e licenças. Então, não temos nenhum policial de férias nesse momento”,
afirmou.

Além dessas medidas, os policiais militares são orientados a seguir um protocolo desenvolvido pela diretoria de saúde da corporação.

“Nós temos procurado adotar essas medidas que são orientadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde. Nós temos a diretoria de saúde da PM, que está em contato permanente com a Secretaria de Saúde do Estado", explicou o comandante-geral.

"Nós sabemos que, muitas vezes, durante uma operação policial, em razão do que o profissional deve fazer, o distanciamento social pode ser descumprido. Mas a regra é que ele obedeça. Para isso, a diretoria de saúde elaborou um protocolo que deve ser seguido por todos da corporação, que vai desde o distanciamento social até o uso de EPIs”,
concluiu o comandante-geral.