Mais de 2.700 casos de dengue foram notificados no Piauí; redução de 47,3%

13/05/2016 07h49


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Gcom-MTRedução de casos de dengue no Piauí chega a 47,3%.(Imagem:Divulgação/Gcom-MT)Redução de casos de dengue no Piauí chega a 47,3%.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) revela que mais de 2.700 casos de dengue foram notificados no Piauí. Segundo o órgão, o número corresponde a uma redução de 47,3%, no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (12), em comparação com o ano passado.

Além dos dados de dengue, o órgão de saúde divulgou que já foram registrados 227 casos suspeitos de chikungunya no Piauí e 105 casos de zika vírus.

Os registros foram realizados em 138 municípios piauienses. Além disso, o levantamento dá conta de dois casos de dengue graves notificados. Mesmo com a redução, dez municípios ainda continuam com registros de alta incidência.

Entre eles estão Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Cocal, Lagoa de São Francisco, Marcolândia, Miguel Leão, Nossa Senhora dos Remédios, Padre Marcos, Picos e Simões. Nessas regiões, a população deve redobrar os cuidados e tomar as medidas de prevenção.

O órgão chama ainda a atenção da população quanto ao combate ao mosquito transmissor da doença. Moradores de municípios que possuem registros elevados de casos de dengue notificados precisam estar alertas já que o Aedes aegypti, que também transmite a chikungunya e a zika.

Combate à dengue em Teresina
O trabalho de combate ao mosquito com o "Faxina nos Bairros" em Teresina, conseguiu no primeiro trimestre do ano de 2016, recolher quase 4 mil toneladas de lixo de bairros das quatro zonas da capital. O trabalho realizado por agentes de saúde, endemias e militares do exército.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as ações têm reduzido os números de casos notificados de dengue na capital. Até o mês de maio o número de casos notificados em Teresina somaram 1.495. No mesmo período do ano passado, os números chegaram a 4.915 casos. O número corresponde a uma redução de até 70% em comparação com o ano passado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, dengue, combate