Mais de 2,3 milhões de eleitores vão às urnas no Piauí neste domingo (5)

05/10/2014 09h54


Fonte G1 Piauí

Imagem: G1 PiauíSete candidatos disputam o voto dos eleitores para o cargo de governador.(Imagem:G1 Piauí)Sete candidatos disputam o voto dos eleitores para o cargo de governador.

Mais de 2,3 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo (5) para definir quem será o novo governador do Piauí e quem serão os 30 representantes na Assembleia Legislativa pelos próximos quatro anos. Nesta eleição também serão escolhidos 10 deputados federais e um senador para representar o estado no Congresso Nacional. O prazo para os eleitores votarem começa às 8h e se encerra às 17h. O voto é obrigatório. Acompanhe a votação em tempo real.

Sete candidatos disputam o governo do Piauí, são eles: Daniel Solon (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Maklandel Aquino (PSOL), Mão Santa (PSC), Wellington Dias (PT), Neto Sambaiba (PPL) e Zé Filho (PMDB).

A população piauiense está dividida em 98 zonas eleitorais e 7.940 seções. O número de eleitores do Piauí corresponde a 1,6% do eleitorado nacional. A capital concentra o maior número de votantes com 506.514 mil. Eleitores de pelo menos 55 seções devem ficar atentos para as mudanças feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esta semana.

O eleitor que souber qual é o seu local de votação poderá votar na eleição mesmo sem o título eleitoral – bastará levar qualquer documento oficial com foto.

Para justificar a ausência (casos de eleitores que estão fora do domicílio eleitoral), é preciso saber o número do título de eleitor. Outras orientações podem ser obtidas clicando aqui.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma ferramenta que permite a consulta dos números do título, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação (clique aqui para consultar). Quem não tiver o número do documento, precisa indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Biometria
No Piauí, 853.541 pessoas estão aptas a votar pelo sistema de biometria que foi implantando pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representa 36,38% do total de eleitores (2.345.694). A biometria é o método eletrônico pelo qual o eleitor é identificado por meio da digital – o objetivo é evitar fraudes e aumentar a segurança do processo eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral selecionou oito cidades piauiense para serem submetidas ao recadastramento biométrico entre elas Teresina, Parnaíba, Luís Correia, José de Freitas, Oeiras, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Nazária. Teresina concentra o maior número de eleitores (506.144) aptos a votar pelo método biométrico. Em seguida vem Parnaíba (92.290) e Picos (46.313).

Votação
A maioria dos candidatos a governador votará pela manhã, segundo suas assessorias. Neto Sambaiba (PPL) irá às 8h à Creche Miriam Portela, no bairro Saci, Zona Sul da capital. O candidato do PSTU, Daniel Solon vota às 9h na Escola 15 de Outubro, bairro Primavera, Zona Norte. Wellington Dias (PT) vai às 10h à Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, Morada do Sol, Zona Leste. No mesmo horário votam os candidatos Maklandel Aquino (PSOL), na Unidade Escolar Joca Vieira, Bairro dos Noivos e Lourdes Melo (PCO) na Escola Sigefredo Pacheco, Bela Vista, Zona Sul.

Dois candidatos votam na cidade de Parnaíba, Litoral do estado. Mão Santa (PSC) vai às 9h ao Colégio Diocesano e o governador e candidato à reeleição Zé Filho vota às 14h na Escola Lauro Correia, bairro Nova Parnaíba.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui