Mais de 100 mil piauienses ainda dependem de carro-pipa para abastecimento de água

25/02/2024 20h23


Fonte Cidade Verde

 Pelo menos 102.7 mil piauienses ainda dependem totalmente do carro-pipa como principal fonte de abastecimento de água no estado. O número corresponde a 3,12% da população do Piauí. As informações do Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

Com essa proporção, o Piauí ficou com o quinto maior indicador do país, atrás de outros estados do Nordeste: Pernambuco (8,1%), Paraíba (6,6%), Alagoas (4,17%) e Rio Grande do Norte (3,54%).

Dentre os 10 municípios brasileiros com a maior proporção que tem como principal fonte de abastecimento de água o carro-pipa, três delas são no Piauí: Marcolândia, onde 91% da população ainda vive com essa dependência, além de Betânia do Piauí e Caldeirão Grande do Piauí.

Armanezamento de chuva


Outro dado levantado pelo IBGE em 2022 foi em relação a proporção de piauienses que tem como principal fonte de abastecimento de água o armazenamento de chuva: pelo menos 50 mil piauienses, o equivalente a 1,54% da população.

Dentre os 10 municípios brasileiros com maior predomínio do armazenamento de água de chuva como principal fonte de abastecimento, dois deles são do Piauí: o município de Bonfim do Piauí, para cerca de 58,75% da população, com o quarto maior indicador do país; e o município de São Braz do Piauí, para cerca de 52,98% da população, com o sexto maior indicador do país.

Água encanada

O Censo Demográfico 2022 apontou que para cerca de 2,9 milhões de piauienses, representando 89,43% da população, a água chegava "encanada até dentro da casa, apartamento ou habitação" - para essa parcela da população, a água chegava diretamente em torneiras, chuveiros, vasos sanitários etc. localizados dentro da habitação.

Para 5,97% da população, a água chegava "encanada, mas apenas no terreno" .

Para outros 4,60%, a água não chegava encanada - ou seja, a água precisava ser transportada em baldes, galões, veículos ou outros recipientes para uso pelos moradores.

Com informações do Governo do Piauí

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook