Magia do Natal: famílias criam laços afetivos e crianças esperam pela visita do Papai Noel

24/12/2022 11h26


Fonte ClubeNews

Imagem: Arquivo pessoalPapai Noel com Jorge e Cecília.(Imagem:Arquivo pessoal)Papai Noel com Jorge e Cecília.

A espera do Papai Noel, nas noites dos dias 24 de dezembro, encanta as crianças que ficam na expectativa da visita do “bom velhinho”. As crianças Cecília e Jorge não se conhecem, mas hoje compartilham o mesmo sentimento: será que o presente vai chegar e o pedido vai se realizar?

As famílias aproveitam esse momento para trocar alegrias, ficar unidos e brincar com a magia do Natal com as crianças. Os pais que conversaram com o Portal ClubeNews afirmaram que não resistem ao sorriso dos filhos quando descobrem que o “Papai Noel” passou por ali. É memória afetiva. É o encanto do Natal que – por meio do lúdico – contagia toda a família.

Permitir que a criança acredite no Papai Noel vai muito além do consumismo, é possibilitar a ela o poder de imaginar e sonhar com uma realidade mágica. Além de ensinar aos pequenos, que ele carrega os sentimentos de bondade, solidariedade e até mesmo de justiça. Você foi um bom menino? O Papai Noel escuta os seus pedidos, mas é preciso respeitar o outro, ouvir os pais e ser solidário, desde criança, por exemplo.

Cecília Santos do Nascimento, de 3 anos, aprendeu que para receber os presentes de Natal, uma tradição deve ser mantida: enfeitar a casa, montar a árvore, acender os pisca-pisca e deixar um lanche para que o Papai Noel seja bem recebido e realize os desejos da família.

A mãe de Cecília, Givania Santos, de 33 anos, conta que acompanha a tradição fielmente com a filha e o esposo, Danilo Costa. Ela diz que no coração da filha, a história se torna “ainda mais mágica” e a tradição, além de alimentar os sentimentos com a realização do desejo e expectativas, cria a memória de que foi uma “boa menina” e também os ensinamentos de Jesus Cristo, explica.

“Eu e meu esposo queremos que ela também possa experimentar desse gostinho maravilhoso que eu e ele tivemos quando éramos crianças. A realização de ver alegria dela é uma satisfação para gente”, disse.

Neste ano, a família reunida vai preparar o lanche do esperado Papai Noel e celebrar até a hora de dormir, quando os pais irão deixar os presentes da Cecilia ao lado de sua cama. Ao acordar, uma surpresa feliz deve alertar os pais de que, mais uma vez, os desejos da filha foram atendidos.

UNIÃO

O Natal é um tempo de partilha para muitas famílias e, para José Alexandre, de 31 anos, não é diferente. O filho dele de dois anos, o Jorge Alexandre, já fez uma apresentação escolar todo vestido de Papai Noel e está ansioso para a chegada da data e dos presentes.

Segundo o pai, Jorge escreve uma cartinha para o Noel todos os anos. Neste ano, várias coisas fazem parte da lista de desejos da criança: “carrinhos, bonecas, patinete. Já pediu muita coisa e ainda nem decidi o que vou dar de presente”, conta o pai.

José Alexandre diz que a tradição de casa é a comum; deixar os presentes embaixo da árvore e aguardar que o filho encontre. Para alimentar a crença, o pai conta ao filho que o Papai Noel usa magia para entrar na casa e sair sem que alguém o perceba.

“Tudo para ele é bem lúdico, mágico e quero alimentar nele isso enquanto for criança. Ficamos muito felizes de ver ele feliz com as outras crianças, os olhos brilhando. Ele foi todo vestido de Papai Noel fazer uma apresentação na escola e foi lindo, ele adora”, relata o pai.

RELIGIÃO

Além da tradição dentro de casa, Givania fala sobre a cultura religiosa em comunhão com toda sua família desde o dia 24, quando celebram juntos a missa. A festa do dia 25 de dezembro também conta com a presença de toda a família. Para o aproveitamento dos pais, uma viagem aos bisavós da Cecília vai suprir os desejos dos dois.

“Nos sentimos em casa quando estamos servindo para igreja; queremos que a Cecília também possa nos acompanhar e sentir todo esse amor de Deus, seguindo os sacramentos. E acima de tudo amar a Deus, pois o Natal é o nascimento de Jesus, é o maior sentido que podemos ensinar a nossa Cecília”, fala Givania.


Tópicos: casa, papai noel, desejos